Trajetória de Winona Ryder: glória, queda e o retorno triunfal

Hoje em Dia
31/03/2013 às 13:21.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:24

Winona Ryder debutou no cinema aos 15 anos com o filme Lucas (1986). Desde então, não parou mais e seus papeis só cresceram em importância e reconhecimento, tendo participado do sucesso de Tim Burton Os Fantasmas se Divertem (1988), como uma adolescente gótica, e mais tarde sendo convidada pelo mesmo diretor para estrelar Edward Mãos de Tesoura (1990), ao lado de Johnny Depp, por quem se apaixonou no set e com quem namorou por três anos.

Winona Ryder, nome artístico de Winona Laura Horowitz, cujo nome Laura foi dado em homenagem à Laura Huxley, mulher de Aldous Huxley, será destaque do BIO, na sexta-feira (5), às 18h30. Os pais eram hippies convictos e a família vivia em uma fazenda comunitária, sem energia elétrica. Além da vida alternativa,ela conviveu desde cedo com um círculo intelectualizado, cujos amigos íntimos de sua família eram o escritor, neurocientista e psicólogo Timithy Leary (também seu padrinho de batismo) e os poetas da geração beat Allen Ginsberg e Lawrence Ferlinguetti.

Em seus primeiros anos no cinema, Winona também estrelou Minha Mãe é uma Sereia (1990), pelo qual ganhou o Globo de Ouro, Drácula de Bram Stocker (1992), A Época da Inocência (1993), pelo qual foi indicada como melhor atriz coadjuvante ao Oscar, e Adoráveis Mulheres, pelo qual também foi indicada ao prêmio da Academia, dessa vez como atriz principal. Até o fim dos anos 90, Ryder permaneceu envolvida com boas produções, como Celebridade, de Woody Allen, e Garota Interrompida. A partir de 2000, sua carreira sofreu um hiato, sobretudo devido ao episódio de roubo de roupas em uma loja, em 2001.

Em seu livro Conversas com Woody Allen, o diretor confirma que a queria para Melinda e Melinda, mas que em razão do ocorrido, a seguradora não cobriria o filme, caso ela fosse escalada.

Mas, o talento de atriz superou o incidente e ela brilhou como a bailarina atormentada por sua aposentadoria em Cisne Negro (2010).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por