"Um Olhar Livre" mostra Antanas Sutkus sem censura

Clarissa Carvalhaes - Do Hoje em Dia
26/09/2012 às 10:56.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:35
 (Antanas Sutkus)

(Antanas Sutkus)

Um fotógrafo que aposentou-se há cerca de 20 anos, mas que ainda hoje é apontado como um dos mais importantes nomes da fotografia do século 20. E o melhor: está em Belo Horizonte.

O lituano Antanas Sutkus desembarca nesta quarta-feira (26) na capital com a exposição "Um Olhar Livre" – trabalho que faz um retrospecto de sua obra.

Ao todo, reúnem-se 120 retratos que mostram a vida cotidiana na União Soviética a partir de 1956 seguindo até os últimos trabalhos do artista, datados nos anos 1990.

Segundo o curador Luiz Gustavo Carvalho, a exposição, que fica na capital mineira até 4 de novembro, segue para Salvador, Fortaleza, São Paulo e Brasília – onde se encerra. Hoje, especialmente para abertura da mostra, o fotógrafo estará presente.

Desde os primeiros registros – feitos na década de 1950 – Antanas Sutkus interessou-se em destacar o dia a dia e a expressão particular do cidadão lituano.

Censura

O curador destaca que a censura socialista e a linha estética ditada pelo poder naquele período por muitas vezes chegaram a desestimular o fotógrafo, mas não a ponto cegar seu talento.

Ainda assim, incontáveis registros sequer foram revelados por ele: rolos e mais rolos de filmes foram sendo, ao longo dos anos, amontoados em seus arquivos. "Ele sabia que seriam censuradas", diz o curador.

Mas, felizmente os tempos são outros e, agora, do trabalho de Antanas, o público poderá ver de perto o resultado de uma sensibilidade ímpar – que por certo conseguiu retratar o que o artista sempre buscou expôr: o povo lituano.

"Por problemas de saúde, mas também com o fim da União Soviética (URSS), ele deixou de fotografar. Não que ele concordasse com o regime soviético, mas sua inspiração terminara ali. Era a vez do capitalismo dar as cartas, os tempos eram outros".

Reconhecimento

O curador destaca que Sutkus conforta-se com a certeza de que conseguiu registrar uma Lituânia que sempre distinguiu-se dos demais países da União Soviética. Um trabalho que, felizmente, recebeu reconhecimento máximo: em 1976, Antanas faturou o prêmio da Associação Internacional de Fotografia Artística.

"Ele conseguiu escapar da censura política e retratar seu povo de forma carinhosa. Cada imagem contém uma dose de subversão tingida com a doçura. É o olhar de um homem livre".


Serviço

Exposição "Um Olhar Livre" do fotógrafo Antanas Sutkus no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (avenida Afonso Pena, 737, Centro). De terça a sábado, das 9h30 às 21 horas. Domingos, das 16 às 21 horas. Entreda franca. Até 4/11.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por