Epamig quer construir laboratório de biotecnologia no Norte de Minas

Jornal O Norte
27/03/2006 às 11:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

A Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária quer construir um laboratório de biotecnologia no Norte de Minas. O projeto já foi encaminhado à Finep - Financiadora de estudos e projetos na última quinta-feira. Mas o assunto em pauta dessa sexta-feira, em Janaúba, conforme o chefe da Epamig, Marco Antônio Viana Leite foram os resultados obtidos pelas equipes de trabalho vinculadas à Seapa - secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsáveis pelo bom andamento das pesquisas, assistência técnica, distribuição de materiais referentes aos programas, situação das terras dos produtores entre outros.

SILAS

Na sexta-feira, o secretário Silas Brasileiro ouviu os resultados e tomou decisões que se incluem nas ações do programa Minas Excelência em Agricultura - que deve investir em Minas Gerais até o ano de 2008 cerca de um bilhão de reais.

O secretário veio buscar informações junto às vinculadas sobre qual o benefício que o trabalho desenvolvido por equipes da Epamig, Emater, Ruralminas e Ima - Instituto mineiro de agropecuária dispõe para o desenvolvimento do agronegócio mineiro.

PRIORIDADE

O governador Aécio Neves priorizou as ações do agronegócio no estado elaborando projetos estruturadores, como é o caso do Projeto Jaíba.

No plano estratégico para desenvolvimento do setor agrícola, o governador deixou claro que o agronegócio é um dos setores que mais geram empregos, e assim sendo, distribuiu tarefas para as vinculadas.

Marco Antônio diz que, no caso da Epamig, investiu em café, fruticultura, plantio de oleaginosas, bovinocultura, soja e outras pesquisas que aportam o bem desenvolver das culturas plantadas na região e em todo território estadual.

- Todos receberam nos últimos quatros anos aportes financeiros calculados em mais de R$ 4 milhões, o que resultou na superação do PIB - Produto interno bruto do agronegócio mineiro relacionado ao ganho das outras federações do Brasil.

A empresa de pesquisa agropecuária investiu em infra-estrutura a fim de sustentar o que requerer uma elaboração de pesquisas, sendo que todos os outros órgãos também passaram por revitalização.

METAS

Os objetivos do setor agrícola a serem cumpridos pelo governo do estado são: desenvolver o Agrominas, produção de café e principalmente o Projeto Jaíba, além do projeto de revitalização e desenvolvimento sustentável para revitalização da bacia do rio São Francisco.

O chefe da empresa relata que em sua área de atuação, o Jaíba, há muitas coisas que precisam ser resolvidas. O problema, segundo ele não é de ordem de agronegócio e sim social. Dados da Emater relatam que há desnutrição e fome no Jaíba, considerado o maior projeto irrigado da América Latina.

- Uma controvérsia ter fome num lugar onde produz toneladas de alimentos - diz Marco Antônio.

CONSÓRCIO

Por pensar em ajudar no desenvolvimento, o governo resolveu criar o Consórcio do Jaíba na qual tratará pontualmente das pequenas demandas, bem como das maiores e, para isso, a Epamig quer que o laboratório de biotecnologia sirva para melhorar e criar cultivares resistentes a pragas e encontrar uma solução para as plantas que não suportam tanto tempo de estiagem e de seca. A princípio, pensa-se em lançar materiais que se adaptem à região. Por enquanto a empresa aguarda notificação do Finep para arregimentar a construção do laboratório.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por