(Sérgio Melo)
O Novo KA oferece mais espaço interno que o irmão mais caro New Fiesta. A explicação é que embora utilizem a mesma plataforma, o que inicialmente determinaria que os assentos ficassem nas mesmas posições, o teto mais alto do novato possibilitou elevar o banco traseiro de forma a poder ser deslocado para trás por cima das rodas. A maior vantagem da versão sedã é o porta-malas com quase o dobro da capacidade do hatch.
O visual moderno com “jeitão” musculoso e vincos bem marcados agrada a maioria. No interior desenhos e recortes interessantes, muito plástico duro e detalhes de montagem que deixam a desejar. O motor 1.0 com três cilindros é o mais potente do mercado, com bom desempenho e economia “nota A” no programa de etiquetagem veicular.
Sobre a segurança, além do básico, ele só tem sistema de distribuição eletrônica de frenagem e por enquanto não vou poder falar mais. Como o modelo ainda não foi submetido a “crash test”, até que isso aconteça, nada pode ser dito sobre como se sairá nas colisões.
Ford Ka+ SE 1.0
O que é?
Sedã compacto, 4 portas, cinco lugares. O KA foi lançado no Brasil em 1997. A inédita versão três volumes chegou no segundo semestre de 2014. A família “Novo KA” é um projeto totalmente novo, que herdou de seus antecessores apenas o nome.
Onde é feito?
Brasil, Camaçari – BA
Quanto Custa?
A versão testada SE 1.0, a mais simples do modelo, na cor Vermelho Merlot, custa a partir de R$ 42.060.
Como anda?
Com 85 cavalos é o 1.0 mais potente do mercado. Abastecido com gasolina responde firme em todas as faixas de rotações como se fosse um motor 1.4. Com etanol mostrou-se preguiçoso em baixas rotações e chegou a morrer algumas vezes logo após a partida. Com apenas três cilindros, vibra um pouco mais os motores com quatro, mas nada que chegue a incomodar.
Como bebe?
Médias cidade/estrada de 9,6 km/l com etanol e de 13,7 com gasolina.
Conclusão:
Ótimo desempenho para um 1.0, com bastante espaço interno para quatro adultos e uma criança. O conteúdo não é ruim, mesmo a versão mais simples traz ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, viva-voz para o celular e ajuste de altura da coluna de direção. O razoável porta-malas com 440 litros é um dos menores entre os concorrentes.
Mercado:
Entre os mais caros concorrentes, que custam entre R$ 35.290 (Siena) e R$ 43.165 (Prisma), o bom conteúdo o torna uma opção interessante.
Comportamento:
Entre os melhores desempenhos que se vê em veículos 1.0. Sem sobra de potência o motor dá conta do recado, com agilidade no trânsito urbano e boa velocidade na estrada. A suspensão é bastante firme, sem ser dura demais. Na transmissão engates precisos, porém não tão suaves. Freio eficiente com ABS suave e boa estabilidade agradam.
Acabamento:
O acabamento interno é espartano, com algumas rebarbas e predomínio de plástico duro.
Pontos Positivos:
Espaço Interno
Porta-Malas
Conteúdo
Pontos Negativos:
Acabamento
Desmpenho com Etanol
Com quem concorre?
Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Fiat Siena e Renault Logan