(WILLIAM VOLCOV/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
Atual campeã mundial, a Espanha tomou um banho da equipe holandesa (5 a 1), na tarde desta sexta-feira (13), em Salvador. A equipe de Vicente del Bosque entrou para o seleto grupo de campeãs mundiais que foram derrotadas no primeiro jogo de defesa do título da Copa. Ao lado da Fúria, só Argentina, França e Itália haviam alcançado o feito.
O dia que todo torcedor da Espanha deseja esquecer ficará registrado na história das Copas. A derrota por 5 a 1 para a Holanda, é a pior estreia de um campeão que entra no torneio para defender o título. Até esta sexta, os campeões mundiais já haviam perdido três vezes no primeiro jogo, mas nunca por goleada.
Mas a 'façanha' espanhola é única, já que as outras derrotas de campeãs foram simples: um gol de diferença para o adversário. Em 1950, a Itália veio ao Brasil para tentar o tricampeonato (venceu em 1934 e 1938). Mas, enfraquecidos pela "Tragédia de Superga", na qual o grande Torino da década de 1940 - base da Azurra - teve seus jogadores mortos, os italianos foram derrotadas pela Suécia por 3 a 2.
32 anos depois, foi a vez da Argentina mostrar que não iria longe na Copa do Mundo da Espanha. Campeã em casa em 1978, a equipe comandada por Diego Maradona tropeçou para a Bélgica por 1 a 0. Seria eliminada no grupo de Brasil e Itália na segunda fase.
Os hermanos novamente decepcionariam em 1990. Campeões em 1986, no México, e ainda contando com Diego Maradona como seu maestro, os 'albicelestes' foram derrotados por Camarões de Roger Milla na Itália, por 1 a 0.
Depois de duas Copas sem essas 'zebras', a França protagonizou uma derrota de levar apostadores à loucura. Outra vez uma seleção africana - Senegal - destronava os atuais campeões do mundo.
Os placares dos 'vexames':
Copa do Mundo 1950
Suécia 3 x 2 Itália
Copa do Mundo 1982
Argentina 0 x 1 Bélgica
Copa do Mundo 1990
Argentina 0 x 1 Camarões
Copa do Mundo 2002
França 0 x 1 Senegal
Copa do Mundo 2014
Espanha 1 x 4 Holanda