LIDERANÇA DO REI

Espanhol Gavi é o segundo jogador mais jovem a iniciar uma partida de mata-mata; só perde para Pelé

Letícia Lopes
esportes@hojeemdia.com.br
06/12/2022 às 12:17.
Atualizado em 06/12/2022 às 15:09
 (Arquivo Pessoal (Twitter))

(Arquivo Pessoal (Twitter))

Mesmo eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta terça-feira (6), o meia espanhol Gavi atingiu uma importante marca. Aos 18 anos e 123 dias, ele é o segundo atleta mais jovem a entrar como titular em uma partida eliminatória, desde Pelé, em 1958.

Antes de Gavi, o atacante inglês Michael Owen foi titular no duelo entre Inglaterra e Argentina, pelas oitavas de final da Copa do Mundo em 1998. Na ocasião,o jogador tinha 18 anos e 159 dias, e ainda marcou um gol que, para muitos, foi considerado um dos tentos mais bonitos da história dos Mundiais.

Na quarta-feira (23), no jogo de estreia da seleção espanhola, Gavi já havia conquistado a marca de terceiro atleta mais jovem a fazer gol em Copas do Mundo. Ele está atrás apenas de Pelé, que marcou com 17 anos, no Mundial de 1958, e de Manuel Rosas, do México, que anotou com 18 anos e 92 dias, na primeira edição, em 1930.

Pelo menos até o início do próximo mundial, em 2026, no México,Canadá e Estados Unidos a marca do Rei Pelé não será alcançada. Nenhuma das equipes que estão na reta final da Copa no Catar, possui em seu elenco nenhum jogador com menos de 18 anos.

A primeira do Rei

Em 1958, na Suécia, o jovem Pelé, que seria titular desde o início da competição se não fosse uma lesão em um amistoso antes de embarcar para o Mundial, se recuperou e entrou em campo no terceiro jogo do Brasil, contra a União Soviética. 

A seleção canarinha precisava da vitória para avançar na competição. Foi aí que o mundo começou a reverenciar o menino da vila, que teve uma atuação excepcional, ajudando a equipe a vencer o duelo. Nas oitavas, foi dele o único gol contra o País de Gales. Na semifinal, na vitória por 5 a 2, contra a França, Pelé deu show e foi o autor de 3 gols.

Já na final, nos 5 a 2 contra a Suécia, que garantiram o primeiro título para o Brasil, como não lembrar do emblemático gol de Pelé. O atacante recebeu cruzamento no meio da área. Dominou com o peito, encobriu o marcador e, sem deixar a bola tocar no gramado, soltou a bomba marcando um golaço.O Rei ainda marcou mais um na final e saiu da Copa como o Melhor Jogador Jovem do Mundial.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por