O espanhol Aleix Espargaró, da equipe Forward Racing, foi o mais rápido desta sexta-feira (13) nos primeiros treinos livres da etapa da Catalunha do Mundial de MotoGP. Impulsionado pelo motor da Yamaha, ele cravou o tempo de 1min41s672 já na sessão realizada pela manhã em Montmeló, na Espanha, para se garantir na ponta.
A segunda colocação do dia ficou com o britânico Bradley Smith, da Yamaha Tech 3, que cronometrou 1min42s123 no treino da tarde, no qual o alemão Stefan Bradl, da LCR Honda, esteve muito próximo do vice-líder destes trabalhos de pista ao marcar 1min42s130 para assegurar a terceira posição.
Já o espanhol Marc Márquez, líder disparado do campeonato, com seis vitórias em seis corridas, foi o quarto mais veloz do dia ao cravar 1min42s274 na sessão livre da tarde. Com 150 pontos, o piloto da Honda ostenta 53 de vantagem sobre o italiano Valentino Rossi, vice-líder de classificação geral e apenas o sétimo mais rápido nesta sexta com o tempo de 1min42s423.
O espanhol Jorge Lorenzo, por sua vez, fechou o dia na quinta posição ao cronometrar 1min42s282 com sua Yamaha. Ele ficou logo à frente do italiano Andrea Iannone, da Pramac Racing, que percorreu a sua melhor volta em 1min42s411 com sua Ducati.
O grupo dos dez mais rápidos do dia foi fechado pelos espanhóis Pol Espargaró (Yamaha Tech 3) e Dani Pedrosa (Honda), além do italiano Andrea Dovizioso (Ducati), nesta ordem. Recuperado de cirurgia no pulso direito realizada há dez dias, o norte-americano Nicky Hayden (Drive M7 Aspar) foi apenas o 19º nesta sexta, depois de ter sido liberado pelos médicos para treinar na última quinta.
O treino de classificação para o grid de largada da etapa da Catalunha será realizado a partir das 9h10 (horário de Brasília), enquanto a corrida está marcada para começar às 9 horas.
http://www.estadao.com.br