ESPECIAL PUBLICIDADE

Dor no calcanhar: o que pode ser?

Publicado em 21/11/2022 às 06:00.
 (gballgiggs (Envato Elements))

(gballgiggs (Envato Elements))

Conteúdo de inteira responsabilidade da empresa RM3 DIGITAL

Até desanima acordar com dor no calcanhar, não é verdade? Ainda mais quando se tem várias coisas para fazer no dia. Pois é uma dor que afeta ações simples, como andar, levantar ou pisar no chão.

Mas… você sabe por que isso acontece?

Bem, vários fatores explicam a dor no calcanhar. A fascite plantar causa dor no calcanhar, um trauma ou lesão no local também, além do esporão. E não é só isso, viu? Até mesmo o excesso de peso é uma causa.

Por outro lado, são casos que têm tratamentos para aliviar a dor, diminuir a repetição e melhorar a função motora do pé. 

Se a dor é leve e não há mais sintomas, é mais fácil de tratar. Com alongamentos, exercícios e bons hábitos. Ou até com um remédio para dor no calcanhar. Mas se o incômodo sempre volta e a dor é forte, vale a pena marcar uma consulta.

Com os exames e a avaliação do médico, tem mais chance de cura e de reabilitação. Não sofra mais. Vá ao ortopedista e peça ajuda.

Saiba quais são as causas da dor no calcanhar.

O que causa dor no calcanhar: 4 Motivos

Se você sente dor no calcanhar ao pisar, é bom prestar mais atenção. Muitos problemas começam assim, apenas com uma dor leve. E, quando não tratados, tornam-se condições mais sérias.

O ideal é conhecer as causas mais comuns e os seus sintomas. E assim ter como fazer o possível antes que a dor piore, não é mesmo? 

Veja o que pode ser.

1. Fascite plantar
A fáscia do pé é um tecido que une o calcanhar até os dedos. A fascite, por sua vez, é uma inflamação que afeta este tecido. Causa dor na sola dos pés, no calcanhar e até nos dedos. Com o passar do tempo, ela se torna um problema crônico.

Por isso, o diagnóstico é tão importante, bem como o seu tratamento, ok? 

A fascite plantar é mais comum entre os sedentários, os obesos e quem sofre alterações nos pés. A condição provoca dor no calcanhar ao pisar, ao caminhar e ao se manter de pé.

O uso de palmilhas, remédios, gelo no local e terapias são algumas dicas para tratar dor no calcanhar. Seja como for, fale com seu médico.

2. Bursite
A bursa é como uma pequena bolsa que fica entre o tendão de Aquiles e o osso do calcanhar. Quando a bursa inflama, há muita dor atrás do calcanhar. O que é chamado de bursite.

A bursite é uma inflamação que tende a surgir após um episódio de lesão ou trauma. Ou seja, ela é mais comum entre atletas e pessoas que praticam exercícios. Indivíduos que são mais propensos a sofrer uma entorse ou trauma de impacto.

Neste caso, a dor do calcanhar é tratada com anti-inflamatórios, fisioterapia e gelo no local. Uma série de alongamentos também diminui o incômodo. Atente-se à área onde a dor se concentra e busque ajuda.

3. Lesão com dor no calcanhar
É normal sentir dor logo após uma pancada no calcanhar ou em outra parte do corpo, não é verdade? A questão é o quanto isso vai afetar o seu dia a dia e a sua saúde, viu?

O nível da lesão é o que vai indicar o melhor tipo de tratamento. Se for uma dor leve, logo vai passar. A fim de aliviar mais rápido, vale a pena pôr uma compressa fria. Além disso, é bom evitar esforço físico por enquanto. Inclusive o uso de salto alto.

Se há dor no calcanhar ao acordar no dia seguinte e há dificuldade para andar, não espere mais. Vá ao hospital mais próximo e faça os exames.

4. Esporão do calcâneo
O esporão do calcâneo é uma pequena deformação do osso do calcanhar sob os pés. É como um pequeno caroço ósseo pontiagudo que é sentido ao toque. Isso porque nem sempre ele causa dor no calcanhar ou nos pés, em geral.

Este tipo de disfunção pode ocorrer com quem pratica corrida ou lida com excesso de peso. Também é comum após os 40 anos de idade e tende a surgir em pessoas que possuem alterações anatômicas nos pés. Além de acontecer com quem não usa calçados adequados.

A melhor forma de tratar é com repouso, junto ao uso de anti-inflamatórios. O gelo alivia a dor, então também ajuda. Quando o esporão é mais acentuado e causa muito incômodo, a cirurgia pode ser indicada. Se estiver com suspeita, procure um médico.

Conteúdo produzido pela RM3 Digital.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por