Escola Educar Castelo dá a receita para se tornar referência no ensino

Marília Mesquita
23/10/2019 às 12:48.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:22
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Iniciar as relações sociais além dos laços familiares é um processo desafiador e muito importante na vida da criança. Porém, na Educar Castelo, em Belo Horizonte, deixar o colo da mamãe e do papai para fazer amigos e conhecer outros cenários acontece naturalmente dentro do ambiente escolar. 

A unidade de berçário e educação infantil está instalada no bairro Castelo, na região da Pampulha, e recebe meninos e meninas entre quatro meses e 6 anos. Dirigida pelas pedagogas e sócias Sheilla Trópia de Oliveira e Carolina Pessoa Birro, elas garantem que é o respeito e o carinho dos professores e o aconchego dos espaços que transformam a instituição em referência no segmento.

Por ser parte da rotina, acreditamos que a criança tem que se sentir em casa”, frisa Carolina. Em contato com os colegas e construindo relações de confiança, Sheilla acredita que a fixação do conteúdo pedagógico acontece naturalmente. “Nossos alunos são estimulados a conhecer o novo, dentro e fora da sala”.Maurício VieiraO cuidado dos educadores com os alunos é premissa na escola

Na prática

Na extensa área verde denominada “quintal”, as gestoras propõem uma experiência única. “Muitas vezes, é o primeiro contato dos pequenos com a grama e a terra”, revela Sheilla. 

No espaço, os estudantes acompanham o crescimento de árvores frutíferas. Além disso, cultivam horta e ajudam a alimentar os periquitos e as galinhas. “Nossa referência é o quintal de avó”, brinca Carolina. 

Nas salas de aula e sob os cuidados de dez professores e seis auxiliares, os alunos aprendem se divertindo. Quando bebês, são estimulados a descobrirem os sentidos por meio das cores, formas e sons. Na fase do experimentar, são induzidos a desenvolver a linguagem e a dar os primeiros passos.Maurício Vieira Na instituição de ensino, os bebês são estimulados a descobrirem os sentidos por meio das cores, formas e sons

Após iniciarem a fala, participam de projetos e atividades dirigidas com contação de histórias. Aos 3 anos, recebem as primeiras apostilas – do Sistema Positivo de Ensino – e, ao descobrirem as letras, conhecem a grafia do próprio nome. “Exploramos o lúdico, a curiosidade e a criatividade, sem esquecer da teoria”. Sheilla conta que, aos 6 anos, as crianças já estão alfabetizadas.

A instituição funciona em horário integral (7h às 19h) ou no turno regular, das 13h às 17h30. Os pais que preferem incluir o almoço – elaborado por nutricionista – também têm a opção da carga estendida, das 11h às 17h30.

SERVIÇO
Educar CasteloEndereço: Rua Castelo de Windsor, 32 – bairro Castelo, Belo HorizonteFuncionamento: 7h às 19hTelefone: (31) 3471-7136Facebook: @EducarCastelo
Instagram: @educarcastelo

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por