Chegou o sábado à noite e você está pronta para estrear “aquele” vestido que namorou por um tempão na vitrine da loja favorita. Depois de colocar a lingerie, finalmente põe a roupa e... não caiu bem.
Nesse momento, desanimar é uma opção que pode ser descartada, desde que você tenha o sutiã ideal para o formato do seu corpo. “Usar a peça íntima certa fará com que suas roupas tenham melhor caimento, deixem tudo no lugar”, destaca Dirléia Guedes, gerente da loja PS Jolie, na Savassi. Experiente, ela vende peças íntimas há 30 anos.
“Cartilha”
“Ao chegar à loja, a primeira coisa que a mulher precisa é entender o que está buscando. Se é um sutiã para praticar esportes, ir a uma festa ou para usar no dia a dia. A partir daí, analisamos o biotipo dela a fim de oferecer a melhor modelagem para aquele tipo físico”, explica Juliana Moraes, diretora do grupo Água Fresca Lingerie.
A marca mineira trabalha com diferentes tamanhos de copas (ou taças – onde os seios são acomodados) e de costas (contorno do tórax). E são exatamente essas medidas a chave para a escolha do sutiã (veja na tabela abaixo).
Existem pelo menos cinco tipos principais de copas. O balconet é, de longe, o mais vendido. “Ele vai atender àquelas que têm um busto mais redondo e às que tem pouco volume, também. Para este último caso, o modelo vem com uma ‘bolha’ (um acolchoamento) dentro da taça para projetar o seio”, esclarece Dirléia.
O chamado “cobertura total” proporciona conforto às de seios mais fartos, pois a copa é mais profunda e “abraça” melhor as mamas. Já o “triângulo” vai permitir o uso de uma blusa mais cavada e é indicado para seios pequenos e médios.
Para dar uma “levantada”, o push up é a pedida certa. No entanto, as mulheres com mamas maiores devem atentar para as laterais da peça, que devem segurar o volume.
Já o tomara-que-caia, um desafio para muitas, deve seguir as regras dos outros: abraçar as mamas, não apertar as costas e sustentar o volume com laterais mais largas.
“O melhor é testar os modelos adequados para seu volume, ver no que a peça pode te valorizar, ela tem que ser ‘amiga do peito’. Esta é uma das primeiras peças de roupa que você veste no dia e a última que você tira quando chega em casa”, observa Juliana Moraes, da Água Fresca.
E mais
Para saber se o sutiã que está usando é errado para o seu biotipo, basta ficar de lado na frente do espelho e observar se, de sutiã, o busto está na linha correta que ele é naturalmente. Se não estiver, faça as medições, procure uma consultoria e priorize o conforto.Editoria de Arte / N/A