Multiplicidade é a principal tendência do outono; escolha peças e dê um update no look

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
19/03/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:47

O tempo mais fresco chega com o outono e traz às cabeças femininas a pergunta clássica de toda virada de estação: “O que vestir?”. Para os meses mais frios de 2017, a resposta certa é: “Tudo!” – ou quase tudo. Vale apostar na força dos anos 80 e 90 repaginados, nos looks esportivos, no velho e bom xadrez e até nas estampas florais, típicas das composições primaveris.

“O estilo da mulher é que vai determinar como cada tendência será utilizada. A moda é flexível. Para as fashionistas, o uso das tendências é mais literal. Já as clássicas e sofisticadas irão optar por uma maneira de usar mais discreta”, pondera a consultora de imagem e professora da área de moda Luiza Oliveira.

Passarelas

As marcas que desfilaram na 43ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que terminou nessa sexta-feira, e as principais semanas de moda internacionais mostraram muito daquilo que veremos até setembro nas ruas. 

De longe, a tendência do metalizado, “importada” da década de 1980, foi a mais marcante nas coleções. E abusar do brilho não é um problema, afirma Luiza Oliveira. “A mulher precisa entender a imagem que quer passar com aquele look. Se a área em que ela trabalha permite uma maior liberdade em relação ao vestir, o uso do lurex e do lamê até durante o dia não é proibido”, afirma.

As sobreposições também vêm com toda a força para a estação. Colete sobre vestido com blusa de gola rulê por baixo (outra tendência), macacão sobre blusa e outras variedades estiveram nas passarelas. Mas, para entrar nessa moda, é preciso cuidar das proporções. “Equilibrar a silhueta é a chave para dar harmonia ao look”, indica Luiza.

Confira as dicas da consultora de imagem para a estação:

  

Uma cor só dos pés à cabeça: é tendência e dá para usar

Os looks monocromáticos estão dominando o cenário fashion e a tendência ficou comprovada nas semanas internacionais de moda e também na SPFW, em coleções como as da Osklen, Apartamento 03 e GIG Couture, para citar algumas marcas.

Ao pensar no visual em uma cor só, pode ser que venha à mente uma composição somente em preto. No entanto, é possível “brincar” com rosa, azul e laranja no dia a dia. Uma das vantagens de se usar o monocromático é o alongamento da silhueta, meta perseguida por quase 100% das mulheres. 

Para a consultora de imagem Luiza Oliveira, o segredo para vestir a tendência está na criação de uma harmonia. “Não é necessário utilizar peças exatamente da mesma cor. Variar tonalidades, o claro e o escuro, e também a intensidade do tom é o mais correto para criarmos uma informação visual bacana”, explica.

Meia arrastão

Outra fashion trend que marcou presença nas passarelas foi a meia arrastão. No entanto, a peça ligada ao universo punk rock e carregada de simbologia ainda não “pegou”, observa a especialista. 

“Quem é fashionista e faz questão de usar primeiro já está com a arrastão por baixo do jeans rasgado, em um look mais descolado, porém, ela ainda não está ‘validada’ para a moda de massa”, conclui Luiza.

Veja as principais tendências em fotos da 43ª edição da São Paulo Fashion Week e das última New York e Paris Fashion Week:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por