Santa Casa premia parlamentares que garantem recursos à instituição

Da Redação
16/10/2017 às 18:45.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:14
 (Flávio Tavares / Hoje em Dia)

(Flávio Tavares / Hoje em Dia)

Reconhecer o trabalho dos parlamentares mineiros e retribuir o apoio à Santa Casa BH é o principal objetivo do Prêmio Esperança, que a instituição pretende entregar anualmente, a partir deste ano. A solenidade de premiação, com entrega de comendas e troféus, está prevista para a última semana de novembro, em solenidade no salão nobre da Santa Casa. A partir deste ano o prêmio fará parte das ações da instituição, responsável pelo maior hospital e maior prestador de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais.

Desde 2014, com a obtenção da Certidão Negativa de Débitos (CND), a Santa Casa se credenciou a receber emendas parlamentares tanto por parte do orçamento da União – por meio de senadores e deputados federais – quanto do orçamento do Estado de Minas Gerais - por intermédio dos deputados estaduais. “Quem contribui para a melhoria do sistema de saúde no país merece ter suas ações reconhecidas”, justifica o diretor executivo da Provedoria, Carlos Renato de Melo Couto.

Ainda de acordo com o executivo, “estes recursos são importantes, pois garantem uma fonte de financiamento para compra de equipamentos e insumos, o que seria mais difícil diante do deficit mensal que a instituição opera.” Ele disse que a premiação servirá como estímulo e reconhecimento para que os recursos estejam garantidos.

Categorias

A premiação vai contemplar políticos que tenham destinado emendas parlamentares nos últimos três anos e está classificada em três categorias. Apoiador, destinada àqueles que tenham pelo menos uma emenda parlamentar beneficiando a Santa Casa nos últimos três anos. Parceiro, aqueles com pelo menos duas emendas parlamentares no mesmo período. E Amigo, reconhecida aos parlamentares que, nos últimos três anos, tenham efetivado pelo menos três emendas parlamentares.

Para a primeira edição do Prêmio Esperança, os indicados são:

Adelmo Leão,

Aécio Neves,

Antonio Anastasia,

Antônio Andrade,

Delegado Edson Moreira,

Dimas Fabiano,

Domingos Sávio,

Dr. Grilo,

Eduardo Barbosa,

Eros Biondini,

Fábio Ramalho,

Gabriel Guimarães,

Jô Moraes,

Júlio Delgado,

Laudívio Carvalho,

Leonardo Quintão,

Lincoln Portela,

Luis Tibé,

Luzia Ferreira,

Marcelo Álvaro Antônio,

Marcelo Aro,

Mário Heringer,

Mauro Lopes,

Newton Cardoso Jr.,

Padre João,

Pastor Franklin,

Patrus Ananias,

Reginaldo Lopes,

Saraiva Felipe,

Stefano Aguiar,

Subtenente Gonzaga,

Toninho Pinheiro,

Vitor Penido,

Weliton Prado.

Histórico

Inaugurada em 1899, cuja fundação se confunde com a história de Belo Horizonte, a Santa Casa BH é a líder em todo o Estado de Minas em número de leitos oferecidos ao SUS, com 1.086, sendo 170 especialmente das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – o maior número de leitos em único hospital em todo o território nacional.

Mensalmente, a instituição realiza 158.615 exames, com 1.435 cirurgias e 315 partos. A Santa Casa BH também lidera o número de cirurgias do aparelho respiratório e do sistema nervoso central no Estado. Ao todo, o hospital oferece 35 especialidades médicas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por