(Flávio Tavares)
Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) há dois anos, o Conjunto Moderno da Pampulha é homenageado por cervejaria mineira homônima.
A Cervejaria Pampulha, de acordo com o sócio e idealizador da marca, Bruno Ramos, nasceu do compromisso de “fortalecer a cultura cervejeira artesanal do Estado” –concepção refletida no slogan adotado desde o fim de 2016, poucos meses após o local ter entrado para o hall listado pela ONU: “patrimônio cervejeiro de Minas Gerais”.
A primeira criação, denominada 18 KM – extensão da orla da lagoa do bairro – trouxe o estilo Extra Special Bitter (ESB), com coloração avermelhada, que aposta no equilíbrio de sabores suaves e marcantes, do aroma terroso e do amargor dos lúpulos ingleses, com uma intensa base maltada.
Outras cervejas produzidas posteriormente foram a Lagoa Pils (Pilsen), a Portinari (Witbier/Trigo) e a Jacaré da Lagoa (American IPA). Neste ano, outros três rótulos serão lançados no mercado: a 1943, a Marco Zero e a Jacarezinho –esta última uma Session IPA, um pouco mais fraca do que a primeira que reverencia esse ícone de BH.
Trajetória
Bruno começou a nutrir paixão pela área em 2012, com a produção artesanal em casa. Desde o início, teve apoio – financeiro e motivador – dos irmãos Fernando e Leandro Ramos. Os três dividiram todos os custos dos equipamentos para a fabricação domiciliar, que não demorou a fazer sucesso entre os amigos.
Entusiasmado, o empreendedor passou a fazer cursos para aprimorar o produto: formou-se em tecnologia cervejeira e como sommelier. Os irmãos compraram a ideia e entraram no negócio de vez, como investidores.
Trabalhando juntos, eles pensaram em abrir uma fábrica na região que dá nome à cervejaria. Segundo Bruno, “tiveram sorte” porque um dos sócios do local onde primeiro se instalaram, ainda como “ciganos”, se dispôs a vender a fatia que tinha da empresa, localizada em Contagem. Sobremaneira, Helim Soares de Sá também aderiu à sociedade.
Assim, houve uma fusão entre as cervejarias Pampulha e Trovense/Reines –que apresenta outras quatro receitas, nos tipos Pilsen, Pale Ale, IPA, Session IPA e Blonde Ale. Bruno destaca a participação na edição de 2017 do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) como fator decisivo para a visibilidade conquistada pela marca. Dica que pode fazer a diferença no seu evento: a empresa trabalha também com delivery.
Pontos de Venda:
SERVIÇO
Cervejaria Pampulha
Endereço: Rua Tenente Paulo Afonso de Souza, 364 - Arvoredo, Contagem
Atendimento comercial: Segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h / Sábado das 8h às 12h
Diretoria (Bruno Ramos): (31) 99917-3034
Consultoria comercial (Marcos Vinícius): (31)99453-9009/ (31) 3354-0198
Site: cervejariapampulha.com.br
E-mails: vendas@cervejariapampulha.com.br / comercial@cervejariapampulha.com.br
Instagram: @cervejariapampulha