(Odebrecht/Divulgação)
O início da instalação da cobertura da Arena Corinthians animou não apenas o torcedor do Timão, como também os cerca de 2.270 operários envolvidos na construção do novo estádio da cidade de São Paulo e o engenheiro Frederico Barbosa. Animado pelos 51% de conclusão da estrutura, o responsável pelo canteiro de obras é cauteloso, mas prevê até mesmo a entrega antecipada.
"É prematuro falar que vai antecipar, mas a duração é de um ano (da instalação da cobertura), e estamos trabalhando há um mês. Às vezes visualmente ninguém percebe, mas a fabricação e a produção da estrutura ocorre naturalmente e está sendo feita simultaneamente à obra. Em setembro conseguimos ter essa estrutura pronta", expôs Frederico Barbosa, à GE.net.
A previsão inicial de entrega da Arena Corinthians, localizada no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, era para dezembro de 2013, mas a dedicação dos operários e de toda a equipe da empresa construtora tem impressionado o engenheiro, que contou os detalhes do içamento da primeira peça, de 150 toneladas e 75 metros de comprimento.
"Foi a primeira peça de um conjunto central para sustentar a estrutura, que é a mais pesada do lado leste. É uma operação de cuidado. Chegamos cedo no canteiro, nos reunimos com a segurança e foi um sucesso esse primeiro lançamento. A equipe está de parabéns e a expectativa foi cumprida dentro do previsto", continuou o engenheiro.
Caso a antecipação para setembro seja confirmada, a inauguração da Arena Corinthians poderá ser feita quase um ano antes da abertura da Copa do Mundo. No dia 12 de junho de 2014, às 17 horas, é no novo estádio do Timão que a Seleção Brasileira iniciará a briga pelo hexacampeonato.