Absolvido pelo STJD, Juan escapa de gancho de 2 anos

Agencia Estado
18/10/2012 às 21:06.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:21

O lateral-esquerdo Juan foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na noite desta quinta-feira, por não ter cumprido procedimentos obrigatórios na coleta do exame antidoping, em setembro. O jogador, que pertence ao São Paulo mas defende atualmente o Santos, poderia pegar um gancho de até dois anos.

Juan foi absolvido por unanimidade, enquanto o Santos recebeu uma advertência. O time poderia ter recebido multa de até R$ 100 mil pelo episódio ocorrido em suas dependências. O caso aconteceu no dia 12 de setembro, quando o time venceu o Flamengo na Vila Belmiro.

O jogador foi sorteado para o antidoping, avisado a respeito, mas de acordo com a Coordenação Local de Controle de Dopagem da partida, antes de seguir para a coleta, o lateral passou pelo vestiário santista, o que fere a chamada "Cadeia de Custódia".

Pelo Código Mundial Antidoping, o atleta é obrigado a ir direto fazer a coleta, de modo que não seja possível burlar o exame. Por ter falhado neste procedimento, Juan foi julgado por infringir os artigos 2.3 (recusar-se ou não se apresentar uma justificativa válida a submeter-se a coleta de amostra) e 2.5 (adulteração ou tentativa de alteração de qualquer componente de controle) do Código Mundial Antidoping.

Por conta destas denúncias, o lateral corria o risco de suspenso por até dois anos. No entanto, acabou sendo absolvido pelos auditores do STJD. A decisão deve servir de jurisprudência para os casos de Juninho Pernambucano e Ricardo Berna. Os jogadores de Vasco e Fluminense vão enfrentar julgamento semelhante nesta sexta-feira, em razão da mesma acusação.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por