(Guilherme Guimarães)
O maior diário esportivo da Argentina, o "Olé", publicou em sua edição impressa deste sábado (29) matéria com destaque para a ação do grupo "Somos Azuis", que por meio de trabalhos artísticos busca caracterizar, com capítulos importantes da história do Cruzeiro, o bairro do Barro Preto, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Entitulada de "Boedo Azul", a reportagem conta o que o grupo "Somos Azuis" se inspirou em ações de torcedores do San Lorenzo para transformar um dos mais tradicionais bairros da capital mineira em uma extensão da valiosa história Celeste.
Com torcidas co-irmãs, Cruzeiro e San Lorenzo-ARG agora estão ligados por mais um detalhe, que não só a parceria em arquibancadas. A torcida cruzeirense replica nos muros da sede social do Barro Preto pinturas que contam detalhes importantes da vida do Cruzeiro Esporte Clube, desde sua fundação ainda como Palestra Itália. Um trabalho muito similar ao que o "Ciclón" faz em Boedo, bairro tradicionalíssimo na história da agremiação "azulgrena".
Conforme muitos torcedores do San Lorenzo-ARG falam, as ruas do bairro de Boedo, em Buenos Aires, emanam o espírito do clube e são pintadas em azul e grená. São mais de 100 paredes pintadas na região. E é esse espírito que o torcedor cruzeirense quer trazer para o Barro Preto.
Como o Hoje em Dia tem noticiado, já são três murais pintados pelos cruzeirenses no Barro Preto. As duas primeiras imagens produzidas na parede do parque aquático celeste foi uma bandeira do Cruzeiro e um Partizan – forte entusiasta - que fará referência ao clube. Cada painel foi pintado em uma área diferente do muro, um na esquina da rua Ouro Preto com a avenida Augusto de Lima, e o outro na esquina de rua Araguari também com Augusto de Lima.
O terceiro painel pintado faz alusão à conquista da Taça Libertadores, em 1997. Na imagem reproduzida pelo artista Ma3 Aminadab, como o grafiteiro pede para ser reconhecido - também autor das outras imagens - o troféu da Libertadores é erguido pelo capitão e zagueiro Wilson Gottardo, que está ao centro. O defensor da época está acompanhado de Dida, Marcelo Ramos, Elivelton e a Ricardinho.
Reprodução/Olé Página do Diário Olé deste sábado destaca ação de cruzeirenses no Barro Preto