(Gerard Julien)
Representante da Europa no Mundial de Clubes, o Bayern de Munique faz sua estreia nesta terça-feira diante do chinês Guangzhou Evergrande. Com o objetivo de fechar o ano perfeito com mais um título, o time bávaro começa sua jornada no torneio no Estádio de Agadir, às 17h30 (horário de Brasília) e não foge do favoritismo.
"Claro que ainda temos dois jogos que precisamos vencer, mas, se conseguirmos conquistar o troféu, teremos ótimas festas de fim de ano para nós e nossas famílias", disse em entrevista coletiva o francês Ribéry, que admitiu o Bayern como favorito. "Não sei muito sobre o time chinês, mas certamente somos favoritos", reconheceu o jogador.
Já o goleiro Neuer trabalhou outra linha de raciocínio, vendo o torneio como mais uma chance para entrar na história. "O Mundial de Clubes é nossa última meta no ano. Estamos sendo muito bem sucedidos, mas agora queremos a glória. É uma competição muito especial para nós", disse em entrevista coletiva o goleiro Neuer, que ainda diz não subestimar o oponente asiático. "Nós queremos vencer o campeonato, então definitivamente teremos a atitude correta", finalizou.
Líder invicto e com uma invencibilidade de 41 jogos no Campeonato Alemão, o Bayern atualmente é um dos times mais temidos do mundo. Com apenas uma derrota nos últimos 29 jogos, a equipe comandada por Pep Guardiola vem fazendo bonito no torneio nacional e na Liga dos Campeões, sendo postulante ao título nas duas competições. Mesmo com os desfalques de Badstuber, Robben e Schweinsteiger, o time alemão não chega fragilizado ao Mundial de Clubes, já que conta
com peças de reposição de prestígio, como Toni Kroos e Mario Gotze.
Por outro lado, o Guangzhou Evergrande sabe da força do adversário, mas chega à semifinal com confiança por ter batido o Al Ahly por 2 a 0 na fase anterior. O time chinês também vive bom momento e foi derrotado apenas uma vez nos últimos 19 compromissos. Além da Copa dos Campeões da Ásia, o Guangzhou ainda levantou as taças do Campeonato Chinês e da Copa da China, estabelecendo-se como um dos times asiáticos em melhor momento.
A boa temporada é reflexo de ótimas atuações de Conca, Elkeson e Muriqui. O trio sul-americano é a grande aposta do treinador italiano Marcelo Lippi para que o time chinês encare os favoritos em iguais condições. O atacante ex-Botafogo é o artilheiro da equipe na temporada com impressionantes 25 gols em 35 jogos e marcou na vitória sobre o time egípcio, no último sábado. Agora no jogo mais importante de sua carreira, Elkeson espera ter boa atuação para, quem sabe, ajudar o Guangzhou a derrubar o Bayern de Munique.
Guangzhou Evergrande e Bayern de Munique definirão o primeiro finalista do Mundial de Clubes à partir das 17h30 desta terça-feira, em Agadir. O vencedor deste duelo encara Atlético ou Raja Casablanca na final.