A diferença do desgaste entre os pneus médios e macios nos treinos livres para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 chamou a atenção da maioria dos pilotos. Segundo o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, a degradação dos compostos terá papel fundamental na corrida de domingo.
O melhor tempo dos treinos livres para o GP da China de F-1 foi do brasileiro Felipe Massa, que marcou 1min35s340 na última atividade do dia. Fernando Alonso ficou com a terceira colocação dos treinos.
"Ao fim do dia, o sentimento é positivo. Trabalhamos bem e, além disso, é sempre divertido dirigir na pista de Xangai. Novamente os pneus terão um papel importante neste Grande Prêmio por causa da alta degradação em saídas longas. Temos que nos assegurar de escolher a estratégia correta para domingo, assim como quais novas partes que testamos hoje iremos usar", avaliou Alonso.
Vice-campeão do Mundial de 2012, o piloto espanhol foi superado por Felipe Massa nos últimos quatro treinos classificatórios (os dois últimos da temporada passada e os dois primeiros do atual campeonato). Caso isso se repita em Xangai, Alonso largará atrás de seu companheiro de equipe cinco vezes consecutivas pela primeira vez na carreira.
Na classificação da temporada de 2013, o piloto paulista também leva vantagem com 22 pontos na quinta colocação, logo à frente do espanhol, dono da sexta posição com 18.