(Carlos Cruz/Divulgação)
Nove vitórias em 45 jogos. Este é o retrospecto do América na Era dos pontos corridos da Série A do Campeonato Brasileiro. Uma delas, inclusive, aconteceu justamente sobre o adversário da noite desta quarta-feira (15). Em 2011, pela 35ª rodada, o Coelho recebeu o Botafogo, em Sete Lagoas, e derrotou o alvinegro carioca por 2 a 1.
Na edição atual, ambos vivem momento complicado na tabela. Com cinco pontos em 21 disputados, mineiros e cariocas duelam para se livrar da última colocação. Enquanto o alviverde é o 19º colocado, o time da estrela solitária detém a posse da lanterna.
“São poucos treinamentos, mas sinto que houve aspectos que já foram colocados em prática. O mais importante é que os jogadores entendam porque as coisas ocorreram mal”, avaliou o técnico Sérgio Vieira, após a derrota por 3 a 1 para o Internacional.
Baixas importantes
Para o jogo de hoje, às 21h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), Vieira não terá peças importantes para tentar conquistar a primeira vitória com a equipe, que assumiu há nove dias.
Além do atacante Victor Rangel, o comandante português ainda não poderá relacionar o zagueiro Alison, o meia Tony e o volante Pablo, todos lesionados.
“O Botafogo é um concorrente direto. A nossa obrigação é ir lá e vencer”, afirma o meia-atacante Alan Mineiro. “Temos que começar a vencer, pegar uma sequência de vitórias para começarmos a subir no campeonato”, acrescenta.
Do lado carioca, o desespero também é grande. A campanha do time comandado pelo técnico Ricardo Gomes é a segunda pior do clube na Era dos pontos corridos, melhor somente do que a de 2004, quando a equipe terminou a sétima rodada com apenas quatro pontos (um a menos que neste ano).
“É difícil para todos, mas vamos sair dessa situação, que não é legal. Faltam 31 rodadas e muitos pontos a serem disputados. Estou muito confiante, apesar desse início complicado”, pondera Gomes.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO - Sidão; Luis Ricardo, Emerson Silva, Renan Fonseca e Diogo; Airton, Bruno Silva, Gegê e Leandrinho; Ribamar e Anderson Aquino. Técnico: Ricardo Gomes
AMÉRICA - João Ricardo; Helder, Artur, Adalberto e Danilo; Claudinei, Juninho, Alan Mineiro, Eduardo e Osman; Borges. Técnico: Sérgio Vieira
LOCAL - Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
HORÁRIO - 21h
ARBITRAGEM - Rodrigo B. Raposo, auxiliado por Daniel H. da Silva e José Reinaldo Nascimento (DF)
TRANSMISSÃO - Premiere