No primeiro turno, o América levou a melhor e voltou a vencer o Atlético após 21 jogos (Mourão Panda / América)
América e Atlético farão o clássico mineiro nesta rodada do Brasileirão. Os dois rivais já se enfrentaram em mais de 400 jogos. Em Brasileiros, foram 21 confrontos, e o Coelho tem agora a oportunidade de conseguir um feito pela primeira vez na história do clássico.
No primeiro turno, o América bateu o Atlético por 2 a 1, voltando a vencer o rival após 21 jogos - não vencia desde 2016. Depois de quebrar esse tabu, o Coelho agora pode acabar com mais um em caso de vitória: vencer o Galo duas vezes seguidas em Brasileiros.
Das 21 vezes em que os times se enfrentaram no Brasileirão, o América venceu apenas três (1973, 2000 e 2022). Depois das outras duas vitórias, o Coelho perdeu o jogo seguinte válido pela competição. Agora, pode vencer, quebrar esse tabu e ainda colar no Atlético na tabela, já que apenas quatro pontos separam os clubes hoje.
A história entre eles no principal torneio de futebol nacional começou em 1971, com um empate em 1 a 1. O América foi o primeiro a vencer, no Brasileiro de 1973, no entanto, após isso, o Atlético venceu 12 partidas e outras seis terminaram empatadas, além das vitórias do Coelho citadas acima.
Mais um tabu
Além de quebrar o tabu de nunca ter vencido o Atlético duas vezes seguidas em Brasileiros, o América pode conseguir, pela primeira vez desde 2000, vencer o alvinegro em dois jogos seguidos, independente da competição. Na ocasião, o Coelho venceu o jogo válido pela segunda fase do Campeonato Mineiro (3x1) e o jogo seguinte, pelo Campeonato Brasileiro (1x0).
América e Atlético se enfrentam neste domingo (28), às 16h, no Independência, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Leia mais