(Ricardo Bastos)
Para recuperar o ritmo do início avassalador na Série B do Campeonato Brasileiro e pôr fim à sequência de três partidas sem vencer, o América joga nesta terça-feira (3) sua última cartada antes da Copa do Mundo. Com a missão de figurar no G-4 durante a parada do Mundial, uma vitória sobre a Portuguesa, às 19h30, no Canindé, em São Paulo, pode valer até mesmo a liderança, em caso de tropeço do Ceará.
Após empatar na estreia com o Vasco, o time alviverde emendou uma série de cinco vitórias seguidas e se acostumou à parte de cima da tabela. Nas últimas três rodadas, no entanto, empatou com o Santa Cruz, em 1 a 1, e conheceu as primeiras derrotas no torneio, para Atlético-GO, por 3 a 1, e Náutico, por 3 a 0.
Mesmo assim, é o atual vice-líder, somando 17 pontos, um a menos do que o Ceará, que visita o Bragantino, no mesmo horário, no estádio Nabi Abi Chedid. “Agora vamos para a décima partida para encontrar aquele futebol que, até a sétima rodada, encantou todo mundo e encheu a torcida de esperança. Temos que ser fortes. O momento requer um psicológico bom, para fazer um bom jogo em São Paulo”, argumenta o treinador Moacir Júnior.
Para tentar a reabilitação nesta terça, entretanto, o comandante americano não contará com os laterais Gilson e Elsinho, expulsos contra o Náutico. Assim o volante Pablo poderá ser deslocado para a direita. Já o lateral-esquerdo Carlos Renato deverá assumir a posição. Com Obina sentindo dores no tornozelo esquerdo, Moacir pode promover a entrada de Junior Negão. Willians completará o esquema ofensivo.
Em situação oposta à do Coelho, com uma vitória em nove jogos e na zona de rebaixamento da Série B, a Lusa almeja uma reação para melhorar o desempenho antes da parada para a Copa.
Boa joga em casa
Um pouco mais tarde, às 21h50, o Boa recebe o Vasco, no Melão, em Varginha. As equipes estão em situações complicadas na competição. O time mineiro luta para sair da parte de baixo da tabela. Já o clube carioca, por conta dos quatro empates nas últimas rodadas, pode até perder o treinador Adilson Batista. Especula-se que ele deixará o comando após o confronto desta terça, independentemente do resultado.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X AMÉRICA
Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 03 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Marcelino Castro de Nazaré (PE)
PORTUGUESA: Tom; Arnaldo, Gustavo, Wagner e Luciano Castán; Renan, Coutinho, Rudnei e Allan Dias; Gabriel Xavier e Serginho
Técnico: Marcelo Veiga
AMÉRICA: Matheus; Pablo, André, Renato Santos e Carlos Renato; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Mancini e Willians; Ricardinho e Júnior Negão
Técnico: Moacir Júnior