América e Cruzeiro fazem hoje, às 21h, no Independência, o clássico mineiro pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida desta noite será a quinta entre as duas equipes na temporada. Nos confrontos anteriores, a vantagem é do Coelho, que além de estar invicto, com uma vitória e três empates, ainda eliminou o rival na semifinal do Estadual, competição no qual ainda se sagraria campeão, ao vencer o Atlético na grande final.
Mas a história agora é bem diferente. Apesar dos encontros anteriores, as equipes chegam bastante modificadas em relação ao último confronto, no dia 24 de abril, pelo primeiro turno do Brasileiro.
As fracas campanhas na competição levaram ambas as diretorias a se movimentarem. Além das mudanças nas comissões técnicas, houve ainda uma grande reformulação nos dois elencos.
Dos 22 jogadores que iniciariam o último clássico, apenas seis se mantêm como titulares. Alguns, inclusive, já nem fazem mais parte dos grupos.
No último duelo, o Cruzeiro atuou com Fábio; Federico Gino (Douglas Coutinho), Bruno Viana, Léo e Sánchez Miño; Bruno Ramires, Henrique e Ariel Cabral (Robinho), Elber, Arrascaeta e Willian (Riascos).
Entre lesões, transferências e opções técnicas, apenas Henrique, Ariel Cabral e Arrascaeta continuam no time titular. Já Bruno Viana, Sánchez Miño, Douglas Coutinho e Riascos não defendem mais o clube estrelado.
O América, por sua vez, iniciou a partida com João Ricardo, Hélder (Roger), Artur, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Claudinei, Rafael Bastos e Xavier; Tiago Luis e Victor Rangel (Bruno Sávio).
Desses, somente João Ricardo, Sueliton e Leandro Guerreiro continuam como titulares. O lateral Danilo, atualmente reserva de Gilson, deve ganhar uma nova chance no clássico, devido à suspensão do titular. Artur, Rafael Bastos, Tiago Luis e Victor Rangel já deixaram o clube.
E as mudanças não se restringem somente aos jogadores. Treinadores na ocasião, Paulo Bento e Givanildo Oliveira foram demitidos. O ex-técnico celeste deu lugar a Mano Menezes, enquanto, no lado alviverde, Givanildo ainda foi substituído por Sérgio Vieira antes da contratação de Enderson Moreira.
Momentos opostos
Apesar de ocuparem a parte de baixo da tabela, os rivais vivem momentos distintos na temporada.
Lanterna do Brasileirão com apenas 13 pontos em 22 jogos, o América vem de três derrotas consecutivas e já aparece 11 pontos distante do Internacional, que abre atualmente o Z-4.
O Cruzeiro, por sua vez, está em franca recuperação. A sequência de cinco jogos sem perder tirou a equipe da zona de rebaixamento e a colocou na 14ª posição, com 26 pontos.
Além da ascensão no Brasileiro, a Raposa vem embalada também pela goleada por 5 a 2 sobre o Botafogo, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, resultado que encaminhou a classificação do time para a próxima fase.
FICHA TÉCNICA
América: João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Juninho, Pablo e Diego Lopes; Osman e Nilson (Michael). Técnico: Enderson Moreira
Cruzeiro: Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral e Robinho; Arrascaeta, Alisson (Rafinha) e Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes
Horário e local: 21h, no estádio Independência, em Belo Horizonte
Arbitragem: Igor Junio Benevenuto, auxiliado por Pablo Almeida da Costa e Celso Luiz da Silva (trio de MG)
Transmissão: Premiere FC
* Colaborou Lucas Borges