(Flávio Tavares/Hoje em Dia)
Praticamente sem chance de conquistar uma vaga na elite do futebol nacional em 2013 – só 0,074%, conforme o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG –, o América luta para reencontrar o caminho das vitórias.
A equipe acumula quatro derrotas consecutivas na Série B do Campeonato Brasileiro e tenta a reabilitação contra o Guaratinguetá, nesta terça-feira (16), às 21h50, no Estádio Dario Rodrigues Leite, no interior paulista, pela 30ª rodada.
O Coelho ocupa a 10ª colocação, com 40 pontos, 13 abaixo do São Caetano, último integrante do G-4. Se o sonho de subir para a Série A neste ano de centenário virou pesadelo, a probabilidade de ser rebaixado é mínima, apenas 0,3%, conforme o site da UFMG.
Para a partida contra o Guaratinguetá, 18º colocado, com 25 pontos, o América terá novidades. Suspenso com o terceiro cartão amarelo, o volante Dudu fica de fora. Gilberto e Marquinhos Paraná são os mais cotados para substituí-los, mas outros jogadores, como China, correm por fora. O lateral Boiadeiro, machucado, segue em tratamento.
A novidade será a volta de Fábio Júnior, que cumpriu suspensão. O atacante tem seis gols na Série B, e é o segundo goleador do time, atrás de Alessandro, com 11.