América faz as contas para buscar o acesso, mas sonha até com o título

Alexandre Simões – Hoje em Dia
10/10/2015 às 07:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:00
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Um aproveitamento de 50% nas oito rodadas finais da Série B do Campeonato Brasileiro deve ser suficiente para o América alcançar a sonhada vaga na Primeira Divisão. Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, com 63 pontos, que é a marca atingida pelo Coelho com mais quatro vitórias, são de 95,4% as chances de uma equipe garantir o acesso.

“O quinto colocado está patinando. O desempenho é muito ruim e ninguém consegue se firmar ali. Isso faz com que 63 pontos devam ser suficientes para chegar à Série A este ano. E apesar de o América ter uma campanha de altos e baixos, parece que cresceu na hora certa, que é a arrancada final. Isso é fundamental na briga pelo G-4 da Série B”, analisa o professor Gilcione Nonato Costa, um dos responsáveis pelo site da UFMG.

O que aumenta as chances americanas é o fato de o clube ter pela frente uma série de confrontos contra clubes da parte de baixo da tabela. Em casa, recebe Oeste (14º) e Ceará (17º). Como visitante, encara ABC (18º), Boa Esporte (19º) e Paraná (13º).

Como a principal arma do time de Givanildo Oliveira é o contra-ataque, encarar equipes desesperadas é uma vantagem, pois são adversários que se expõe mais, já que atuam com a obrigação de buscar os três pontos, pois neste momento, empate para quem integra a zona de rebaixamento tem sabor de derrota.

TÍTULO

O complemento da 30ª rodada, que ainda não teve o líder Botafogo e o segundo colocado Vitória em campo, pode até mesmo colocar o América de forma mais incisiva na briga pelo título da Série B, façanha que o clube nunca alcançou nos pontos corridos, pois a única taça da competição foi conquistada em 1997, com Givanildo Oliveira no comando.

O Vitória recebe o Boa Esporte neste sábado (10), às 16h30, no Barradão, em Salvador. O Botafogo só vai jogar contra o Ceará no dia 20, antes disso, encara o Bragantino, no dia 17. Os dois jogos serão no Engenhão.

Tropeços da dupla colocam o América vivo na briga pelo título, que neste momento ainda é um sonho distante.

Pelos cálculos da UFMG, dificilmente um clube levanta a taça com menos de 68 pontos. Para chegar a essa marca, o América precisaria de cinco vitórias e dois empates em oito partidas, com um aproveitamento de 70,83%, muito superior ao do líder Botafogo, por exemplo, que é de 64,37%.

A favor do Coelho o fato de ainda ter confrontos diretos contra os dois clubes que estão à sua frente. Recebe o Vitória, no Independência, na 35ª rodada, e encerra sua participação na Série B diante do Botafogo, no Engenhão.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por