(Carlos Cruz / América)
O América entra em campo nesta terça-feira (21), às 21h30, na Allianz Arena, para enfrentar o Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro. Uma vitória pode dar moral à equipe e garantir um fôlego extra na busca de uma sequência positiva que assegure a recuperação na competição.
A missão do time comandado pelo português Sérgio Vieira, entretanto, pode ser ainda mais complicada se for considerado o retrospecto do confronto. Além de um alívio na luta contra a degola, uma vitória contra o time comandado por Cuca, representaria para o América uma quebra de tabu. O Coelho jamais venceu o Palmeiras em confrontos pela Série A. Em 10 partidas pela competição nacional, foram cinco empates e cinco vitórias do alviverde paulista .
Entre 1971 e 1975, foram cinco jogos, com quatro derrotas do Coelho e um empate. Em 1998 e no ano 2000, mais duas partidas terminadas em igualdade, e em 2001, nova vitória palmeirense. Já na era dos pontos corridos, em 2011, mais dois jogos sem vencedor.
Na série B, os dois times chegaram a se enfrentar em três ocasiões, com retrospecto bem mais equilibrado. Na edição de 2003, vitória por 3 a 0 dos paulistas. Já em 2013, vitória do Coelho por 1 a 0, no turno, e empate em 1 a 1 no returno.
Ao longo da história, foram 17 partidas entre as equipes, com 4 vitórias para o América, 6 empates e 7 vitórias do Palmeiras. O Coelho marcou 20 gols e sofreu 24.
Para a partida, Sérgio Vieira relacionou 20 jogadores. Os goleiros João Ricardo e Fernando Leal; os zagueiros Artur, Adalberto e Sueliton; os laterais Helder, Jonas e Danilo; os volantes Leandro Guerreiro, Juninho, Claudinei e Ernandes; os meias Osman, Alan Mineiro, Eduardo e Xavier; e os atacantes Borges, Victor Rangel, Tiago Luis e Sávio.
Confira as partidas entre América e Palmeiras:Fonte: Futebol 80
(*)Colaborou Felipe Repolês