(Flickr/América)
A busca por uma vaga na Libertadores dura, literalmente, até o último minuto para o América. Pela 38ª e última rodada da Série A, o Coelho enfrenta o Atlético-GO, neste domingo (13), às 16h, no Independência, e só depende de si mesmo para atingir seu grande objetivo. A vitória sobre o time de Goiás garante a vaga na competição internacional e, em caso de empate, o time mineiro precisará contar com outros resultados.
A história se parece com a do ano passado, quando o América conseguiu uma vaga na pré-Libertadores na última rodada do Campeonato Brasileiro. Em 2021, o Coelho venceu o São Paulo por 2 a 0, somou 53 e entrou para o G-8, carimbando sua primeira chance em uma competição internacional.
Neste ano, antes do último embate, o Coelho está no nono lugar e já tem 52 pontos. Em caso de vitória sobre o Atlético-GO, ultrapassará sua marca do ano passado e irá à preliminar da Libertadores pela segunda vez na história. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de isso acontecer é de 41,8%.
Se o América repetir o resultado do primeiro turno contra o Atlético-GO, quando fez 1 a 0, a participação estará cravada. Em caso de empate, outros duelos passarão a importar para o América. Será necessário que o Botafogo perca para o Athletico-PR, que o São Paulo seja derrotado pelo Goiás e que o Fortaleza sofra um revés para o Santos.
Enquanto matematicamente as chances para a Libertadores representam menos do que 50%, o técnico Vagner Mancini prepara seu elenco para atingir o objetivo. Para ele, o América é merecedor da vaga devido a grande temporada que tem feito.
“Esperamos alcançar a vaga. É importante quando você chega no último jogo com chances reais de ir à Libertadores. Isso prova que o ano do América foi um ano muito positivo e eu espero que ano que vem também seja assim”.
Leia mais