Pior ataque, o América precisa melhorar o setor ofensivo para marcar gols e voltar a vencer neste Brasileiro (Marina Almeida / América)
A partida entre Atlético-GO e América, que fecha o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, é um confronto direto para ver quem começa a reagir para escapar da zona de rebaixamento. Os dois times fazem uma campanha parecida. Estão no Z-4, com apenas um ponto de diferença. O Coelho é o 17º, com 18 pontos, e o Dragão está uma posição abaixo, com 17 pontos. O time mineiro também tem uma vitória a mais (5 a 4).
O América não vence há três rodadas. O último triunfo da equipe alviverde foi na 15ª rodada, sobre o Goiás, por 1 a 0. A situação do time goiano é ainda pior. A sequência sem vencer chega a cinco jogos. A última vitória do Atlético-GO foi na 13ª, por 3 a 1, em cima do Juventude, atualmente o lanterna da competição.
Um dos problemas do América neste Brasileirão é o ataque. O time do técnico Vagner Mancini tem o pior ataque da competição, e precisa melhorar a pontaria para voltar a marcar gols e, consequentemente, vencer as partidas. O Coelho tem apenas 12 gols marcados no campeonato.
Nos últimos dez jogos, o Alviverde marcou apenas 3 gols, nas duas únicas vitórias do time no período. Nas outras oito partidas, foram sete derrotas e um empate, sem balançar a rede do adversário nenhuma vez. A falta de efetividade no ataque é uma preocupação de Mancini.
“Há dentro do nosso esquema um alto poder de criação. O América chega no fundo, por dentro, mas nós temos que melhorar nas finalizações. Não podemos chegar na 18ª rodada com apenas 12 gols marcados. Então, isso é uma deficiência da nossa equipe. Nós temos que tentar, de todas as maneiras, melhorar nesse quesito, e isso não é jogado só nas costas dos nossos atacantes”, analisou Mancini, após a derrota para o Palmeiras.
No jogo dessa quinta, o Coelho perdeu várias oportunidades de gol, mas a mais clara foi no último minuto, com Juninho. A bola foi cruzada na área, e o volante chutou para fora, de dentro da pequena área, com o gol todo livre. Para o treinador, os erros de finalizações mostram que o time está sem confiança.
“Fizemos um bom jogo diante do líder do campeonato, um jogo onde tivemos algumas ótimas oportunidades na saída de contra-ataque e a nossa proposta era exatamente essa. É óbvio que quando termina um jogo difícil como esse, onde você tem a oportunidade vai lá e não finaliza bem, volta, marca e não finaliza bem de novo, você acaba perdendo um pouquinho da confiança, acho que isso tem nos atrapalhado um pouco”, explicou.
O América vai testar a pontaria novamente contra o Atlético-GO, neste domingo, às 18h, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 19ª rodada do Brasileirão. Quem vencer este duelo, terá a chance de sair da zona de rebaixamento.
Leia mais: