Arthur e o técnico Ramon Menezes durante a disputa do Sul-Americano Sub-20, agora juntos na Seleção Principal (Rafael Ribeiro / CBF)
Na primeira convocação da Seleção Brasileira pós-Copa do Mundo, feita pelo técnico interino Ramon Menezes, do Sub-20, muitas novidades apareceram na lista, entre elas o nome do lateral-direito Arthur, do América. O Coelho não tinha um convocado que atua pelo clube, há 48 anos.
“É uma sensação que eu não sei explicar. É uma mistura de emoções. Desde pequeno a gente sonha, luta e corre atrás por isso. Só tenho a agradecer a todos que me ajudaram para que eu pudesse ajudar a realizar esse sonho. Não esperava que fosse acontecer tão cedo”, disse Arthur.
O último jogador que defendia o América e foi convocado para a Seleção principal foi o também lateral (mas esquerdo), Baiano, chamado para disputar a Copa América de 1975. No entanto, o atleta americano acabou cortado antes da competição.
De forma efetiva, a história é mais antiga, pois é preciso voltar para 1968, quando o meia Dirceu Alves foi relacionado para um amistoso contra a Argentina. A partida foi disputada no Mineirão e contava apenas com jogadores que atuavam em times mineiros. O Brasil venceu por 3 a 2, com direito a gol de Dirceu.
Tratando de convocações em que não havia restrições, em 1963, o time alviverde também marcou presença na lista de convocados. Na ocasião, dois nomes foram lembrados para defender o Brasil no Sul-Americano (atual Copa América) daquele ano: o meia Ilton Chaves e o atacante Ari. O torneio foi disputado na Bolívia, que foi a campeã. Na época, o Uruguai renunciou sua participação e Brasil e Argentina mandaram times alternativos.
Leia mais