Brasil terá seis representantes na fase de grupos da competição (Divulgação/Conmebol)
A entidade máxima do futebol na América do Sul, Conmebol, anunciou mudanças no formato da Copa Sul-Americana que entrarão em vigor no próximo ano, quando o América disputará a competição pela primeira vez em sua história. Com o décimo lugar conquistado no Campeonato Brasileiro deste ano, o Coelho entrará direto na fase de grupos da competição.
E uma das alterações está diretamente ligada nesta fase, e envolve os segundos colocados de cada grupo. Até esta edição, eles eram eliminados diretamente. Agora, participarão de um playoff contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores, em jogos de ida e volta. Quem avançar deste playoff vai encarar um dos líderes da fase de grupos. E o vencedor garante vaga nas oitavas de final da competição.
Outra modificação acontece na preliminar da Copa. Os times brasileiros e argentinos não disputarão mais essa fase. Quatro clubes representantes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, se enfrentam em jogo único. O vencedor garante vaga na fase de grupos.
As mudanças seguem o padrão que a UEFA propôs na Champions League e na Liga Europa, principais competições do continente europeu. A Conmebol tem "copiado" a entidade europeia nos formatos dos torneios.
Mesmo com as alterações, o calendário com o número total de jogos da Sul-Americana segue mantido.Porém, para ser campeão, o América, por exemplo, terminando em segundo no grupo, chegará a 15 partidas, duas a mais que o São Paulo, finalista da última edição.
Além do Coelho, o Brasil terá São Paulo, Botafogo, Santos, Goiás e RB Bragantino como representantes. O sorteio acontece nesta quarta-feira (21), às 12h.
Leia mais