liberado

Miguelito consegue efeito suspensivo e volta a ficar à disposição do América

Jogador boliviano havia sido punido com cinco jogos de suspensão por acusação de racismo durante partida contra o Operário-PR

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/05/2025 às 17:38.
América solicitou efeito suspensivo para Miguelito (Mourão Panda / América)

América solicitou efeito suspensivo para Miguelito (Mourão Panda / América)

O meio-campista Miguelito, do América, está liberado para voltar a jogar após obter efeito suspensivo junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador boliviano havia sido punido com cinco partidas de suspensão por uma acusação de racismo durante o jogo contra o Operário-PR, realizado em 4 de maio, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o atleta foi suspenso preventivamente até o julgamento e ficou fora dos confrontos contra Paysandu, no dia 14, e Coritiba, no dia 19. Com a punição, ele ainda teria mais três jogos a cumprir. O América confirmou que a liberação temporária permite que Miguelito atue normalmente até que um novo julgamento aconteça.

O episódio que gerou a denúncia ocorreu aos 30 minutos do primeiro tempo da partida entre Operário-PR e América. Após um desentendimento no meio-campo com o atacante Allano, o árbitro Alisson Sidnei Furtado aplicou o protocolo contra o racismo, paralisando o jogo por cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, houve protestos da torcida, e um torcedor precisou ser retirado pela Polícia Militar.

Após o encerramento da partida, Miguelito foi preso em flagrante com base na Lei nº 7.716/89, que trata de crimes resultantes de discriminação ou preconceito. A prisão considerou os relatos de Allano e do capitão do Operário-PR, Jacy. O jogador foi liberado provisoriamente pela Justiça do Paraná no dia seguinte.

Apesar da punição no futebol brasileiro, Miguelito foi convocado pela Seleção da Bolívia para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A equipe boliviana enfrenta a Venezuela no dia 6 de junho e o Chile no dia 10, durante a próxima data Fifa.

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por