(Flávio Tavares/Hoje em Dia)
O céu é o limite para o Brasil. Limite mesmo, porque quem cruzou os ares pela primeira vez dentro de um avião não foi Santos Dumont, em 1906, e sim os americanos irmãos Wright, três anos antes. Pelo menos é a tese que a mídia americana vendeu para os espectadores locais após uma réplica do 14 Bis sobrevoar o Maracanã nesta sexta-feira (5), na abertura da Olimpíada do Rio.
"Se a gente perguntar quem inventou o avião, o que você vai dizer?", perguntou um apresentador da NBC, rede que detém os direitos de transmissão dos Jogos para o público dos Estados Unidos. "Os Wright!", colegas respondem em uníssono. "Ok, temos um problema, porque os brasileiros não acreditam nisso."
O repórter Victor Mather, do "New York Times", também comentou a queda de braço histórica. "Os fãs dos irmãos Wright podem não gostar, mas há aqueles que questionam sua reivindicação de terem sido os primeiros a voar. Não há disputa em dizer que Santos Dumont foi um pioneiro no balão e voou o primeiro avião na Europa, três anos depois de Kitty Hawk [cidade americana onde os Wright teriam posto sua aeronave no ar]."
A paternidade da aviação ainda é incerta. Para partidários de Dumont, a façanha dos irmãos americanos não conta, porque a máquina deles teria sido impulsionada por uma catapulta (dado também questionável).
A polêmica centenária também alimentou o UFC virtual. No Twitter, a americana Shaelyn Amaio defendeu os conterrâneos: "Irmãos Wright: 1903. Aberto Santos-Dumont: 1906. Just saying [apenas dizendo]". Já o usuário DerekOrick, brasileiro, brincou: "Quem são os irmãos Wright na fila do pão perto de Santos Dumont?".