Amigo de Paulo Bento, técnico de Portugal espera torcida a favor para triunfar no Mineirão

Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
09/08/2016 às 13:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:15
 (MARCO GALVÃO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

(MARCO GALVÃO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Rui Jorge é mais um produto do futebol português. De ex-jogador para treinador. Comandante da equipe sub-23 do país, dono da melhor campanha, até a agora, na fase de grupos. Aos 43 anos, ele espera apagar a má lembrança da Olimpíada de 1996 (quando perdeu o bronze para o Brasil) e triunfar no estádio no qual o amigo Paulo Bento fracassou.

Ex-lateral-esquerdo, com passagens por FC Porto e Sporting, Jorge tem uma conhecida amizade com o ex-técnico do Cruzeiro, demitido após atingir a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Perguntado se a presença de um novo técnico português na área técnica do Mineirão poderia ter uma "torcida contra", o selecionador espera que a ligação positiva entre os colonizadores e colonizados se mantém. Portugal enfrenta a Argélia às 16h, nesta quarta-feira (10).

"Acho que a relação que se estabelece tem a ver com Brasil e Portugal, e não com o desempenho de um treinador que esteve aqui, por sinal meu amigo. O apoio é da relação com a equipe portuguesa. Seria bom para nós que isso acontecesse. Acredito que a nossa seleção continuará a ter um fantástico apoio do Brasil. Estamos sentindo isso, que estamos a jogar em casa", afirmou Rui Jorge.

Com duas vitórias em duas partidas, Portugal já está classificada para as quartas-de-final. Mesmo não tendo a melhor formação possível, sem o campeão europeu Renato Sanches, do Bayern de Munique, e André Gomes, do Barcelona, os lusitanos esperam brigar por uma medalha inédita no futebol olímpico, após a melhor campanha, de 4º lugar em Atlanta, com Rui Jorge presente.

"Gradativamente vamos até as quartas-de-final e é uma coisa muito interessante para nós. A gente não traça objetivos
em termos de resultados no início. Traçamos o objetivo em termos de comportamento. Dignificar o país, o futebol. Estamos muito satisfeitos de estar nas quartas-de-final e uma vitória neste jogo nos dará acesso para lutar pelas medalhas", completou o treinador.

Amizade
Rui Jorge e Paulo Bento se conheceram no Sporting, quando foram companheiros de time. Após aposentar as chuteiras, viraram técnicos da Federação Portuguesa. Bento assumiu a Seleção principal após a Copa do Mundo de 2010. Rui Jorge foi, na mesma época, virou o treindor do time Sub-21.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por