(Bruno Cantini/Atlético)
No Atlético desde 2011, o zagueiro Leonardo Silva não sabe se terá o contrato renovado com o clube por mais uma temporada. Aos 39 anos e ocupando o posto de 18º jogador que mais vestiu a camisa preta e branca na história, com 358 partidas, o capitão do alvinegro, mesmo com o desejo de permanecer, sabe que a hora da aposentadoria se aproxima.
Neste sábado (1), no duelo contra o Botafogo, ele é presença garantida entre os titulares do técnico Levir Culpi, e sabe da importância de uma vitória contra o time carioca. Sexto colocado no Brasileirão, o Galo precisa de uma vitória para garantir, matematicamente, a vaga na Libertadores do ano que vem. O jogo, marcado para às 19h, no Independência, pode ser o último do camisa 3.
"Meu contrato termina em 31 de dezembro. Amanhã é o último jogo da temporada, mas cumpro contrato até o fim. Muita coisa ainda pode acontecer. Todo mundo sabe minha vontade (de ficar). Isso vai ter resolvido até o dia 31 de dezembro", disse Léo durante entrevista coletiva concedida nesta sexta (30) na Cidade do Galo.
"Meu pensamento, na verdade, é parar em 2026 (risos). Ainda curso educação física. É uma possibilidade (seguir na área de gestão. Eu vou me qualificar naquilo que pode ser interessante pra mim, naquilo que as pessoas me aconselham", acrescentou.
Sobre a busca por uma vaga na Libertadores, Silva destaca a importância de voltar a disputar o torneio mais importante da América do Sul. Para ele, mesmo não tendo a melhor premiação, a competição é a que os atletas mais gostam de disputar.
Em relação ao Botafogo, que já não corre riscos e também não almeja mais nada no Campeonato Brasileiro, o zagueiro atleticano faz o alerta: todo cuidado é pouco para não cair numa armadilha.
"Acredito que não estarão de férias, não. Virão com um time competitivo. Vestem uma camisa gigante, importante. São profissionais que lá estão e virão aqui pra fazer o melhor. A gente tem que estar atento a isso", concluiu.
Números de Leonardo Silva pelo Atlético:
Jogos:358
Gols: 34
Estreia: Cruzeiro-MG 3 x 4 CAM - 12/02/2011
Vitórias : 189
Empates: 81
Derrotas: 88
Títulos: Campeonatos Mineiros de 2012, 2013, 2015 e 2017; Copa Libertadores da América de 2013; Recopa Sul-Americana de 2014; Copa do Brasil de 2014 e Florida Cup 2016