Maracanazo! A maior tragédia da história do futebol brasileiro,com a derrota da Seleção para o Uruguai, por 2 a 1, no Maracanã, com mais de 200 mil torcedores presentes, aconteceu em 1950, na Copa do Mundo do Brasil. Capítulo triste na história do esporte nacional dentro de campo, perdendo o título dentro de casa. Porém, sediar o torneio foi importante para colocar o país no cenário esportivo mundial.
No sábado (15), 63 anos depois, o Brasil volta a sediar um torneio com a chancela Fifa, com a abertura da Copa das Confederações.
Dentro de campo, o Brasil passeou até a final. Venceu quatro jogos, sendo dois no quadrangular decisivo e por goleada (6 a 1 na Espanha, 7 a 1 na Suécia). No meio do caminho, apenas um empate com a Suíça.
No entanto, na última partida do quadrangular decisivo, precisando apenas de um empate para levantar o caneco, a Seleção Brasileira viu um Uruguai aguerrido em campo virar a partida e vencer por 2 a 1.
Os 200 mil presentes no Maracanã não acreditaram no que viam. O goleiro Andrada, que supostamente falhou no gol de Ghiggia, ficou estigmatizado como o vilão daquele Mundial.
BH no Mundial
O estádio Independência, na região do Horto, foi o escolhido para representar Belo Horizonte no torneio. O local recebeu quatro partidas no Mundial, mas uma delas ficou eternizada na história.
Com pouco mais de dez mil presentes, a poderosa Inglaterra, pátria-mãe do futebol, encarava o modesto Estados Unidos, um dos sacos de pancadas do torneio.
No entanto, quem estava na arquibancada do Independência presenciou uma das maiores sempres das Copas do Mundo. Joe Gaetjens, haitiano de nascimento, mas que atuava pela esquadra norte-americana, marcou o gol solitário da partida, consolidando a vitória americana sobre o antigo colonizador.
Outras sedes
Além de BH e Rio de Janeiro, com o Maracanã, Curitiba, Recife, Porto Alegre e São Paulo também foram sedes no Mundial de 1950. Curiosamente, todos eles estarão presentes na segunda Copa do Mundo do Brasil, que será realizada em 2014. Na Copa das Confederações, Recife, Rio e a capital mineira estarão representadas ao lado de Salvador, Fortaleza e Brasília.