Após derrota, Pistorius pede desculpas a brasileiro

Agencia Estado
03/09/2012 às 11:48.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:58

Derrotado na final dos 200 metros nos Jogos Paralímpicos, o favorito Oscar Pistorius pediu desculpas ao brasileiro Alan Fonteles, vencedor da prova na classe T44, após levantar suspeitas sobre as próteses do novo campeão olímpico da distância.

Então bicampeão da prova, Pistorius disse logo após a disputa que as próteses favoreciam o brasileiro por deixá-lo mais alto. "Esses caras [adversários] estão mais altos e assim não dá para competir", reclamou o sul-africano, para quem a reação final do brasileiro na distância comprova a diferença entre as próteses - os dois competidores são biamputados. "Vocês [imprensa] viram como ele reagiu no fim. Não disputamos uma corrida justa".

As declarações, feitas logo após o fim da prova, repercutiram mal na imprensa estrangeira e levaram Pistorius a pedir desculpas publicamente nesta segunda-feira. "Eu nunca quis prejudicar o momento de triunfo de outros atletas. E peço desculpas por ter feito meus comentários no momento inadequado", declarou.

As questões técnicas levantadas pelo corredor sul-africano, que também competiu nos Jogos Olímpicos, serão avaliadas pelo Comitê Paralímpico Internacional. A entidade pretende se reunir com Pistorius para discutir a fórmula usada no cálculo das próteses.

"Eu realmente acredito que há uma questão a ser analisada aqui e agradeço a oportunidade de poder discutir com o Comitê. Mas eu admito que levantar estes assuntos logo após a corrida foi errado. Aquele era o momento do Alan e gostaria de reafirmar meu respeito por ele", reforçou Pistorius.

Alan Fonteles venceu a prova com uma grande reação nos metros finais da distância. O brasileiro faturou a medalha de ouro com o tempo de 21s45, superando o rival sul-africano, que, na noite anterior, havia estabelecido o novo recorde mundial da prova, nas semifinais, com a marca de 21s30.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por