Campeão do Aberto Europeu de Sofia no domingo, David Moura está de volta ao grupo dos 10 melhores judocas do mundo na categoria peso pesado. O mato-grossense somou 100 pontos com a medalha de ouro na Bulgária e chegou a 1.347 no ranking mundial, agora no 10.º lugar, subindo duas posições, como melhor brasileiro.
David Moura disputa um lugar no Rio-2016 com Rafael Silva, que não competia desde junho do ano passado e, na volta aos tatames, na semana retrasada, perdeu na segunda rodada do Grand Prix de Havana (Cuba). O 'Baby' aparece no 14.º lugar, com 1.113 pontos, prejudicado pelo período no qual ficou afastado dos tatames. Nesses 7 meses que ficou sem lutar, Moura somou 450 pontos.
O Brasil tem direito a um judoca por categoria no Rio-2016 e a escolha dos convocados será feita pela comissão técnica, levando em consideração não só o ranking, mas também o rendimento de cada judoca. No ranking "olímpico", que leva em conta o peso que os pontos terão ao fim da fase de classificação, David é o 12.º, com cerca de 250 pontos a mais que Rafael, o 21.º.
Atualmente, o Brasil tem só mais um Top 10 no ranking mundial masculino: Victor Penalber, quinto colocado na categoria até 91kg. Prata na até 100kg em Sofia, Luciano Corrêa é o 17.º.
http://www.estadao.com.br