Três dias depois da primeira derrota na temporada, o São Paulo precisa nesta quarta-feira (17) mostrar uma atuação melhor para não se complicar na fase de grupos da Copa Libertadores. O time recebe o The Strongest, às 19h30, no Pacaembu, com a ordem de evitar um tropeço que venha a causar sufoco no futuro.
A primeira partida da equipe pela fase de grupos ganhou uma carga extra de cobrança por dois fatores. A derrota no clássico de domingo, contra o Corinthians, expôs falhas rotineiras, como a dificuldade em criar jogadas. A outra razão é cumprir a determinação do técnico argentino Edgardo Bauza de jamais perder pontos em casa.
"Creio que para se classificar são importantes os nove pontos que se joga como mandante. Temos que conseguir", disse o técnico bicampeão da Libertadores. Bauza explicou que como o último jogo da fase de grupos será na altitude de La Paz contra o mesmo rival, é melhor não depender desse resultado na Bolívia para se classificar.
Se tropeçar, o time vai ficar bastante pressionado para a próxima rodada. O compromisso será fora de casa contra o atual campeão do torneio, o River Plate.
O técnico vai escalar o São Paulo com apenas uma novidade. Recuperado de amigdalite, o atacante Alan Kardec entra na vaga de Calleri, que ganhará descanso. Com Breno machucado, Lucão está mantido na defesa.
O zagueiro falhou na derrota para o Corinthians, no último domingo, mas foi defendido pelo argentino. O treinador conversou com o jovem defensor e lhe passou confiança. "Ele tem o apoio de todos os companheiros e o meu também. Tenho certeza que fará um bom jogo", disse.
A equipe vai precisar mostrar evolução no ataque. O The Strongest deve repetir a postura defensiva do Cesar Vallejo, que tanto dificultou a vida do tricolor na semana passada. O time do Morumbi só conseguiu fazer gol nos minutos finais.
O São Paulo fez o último treino para o duelo nesta terça pela manhã no Pacaembu, em atividade secreta. Bauza comandou um treino tático de mais de uma hora de duração e testou o posicionamento em bolas paradas. Até a tarde desta terça o clube havia vendido cerca de 20 mil ingressos para o jogo.
O The Strongest disputa pela 22ª vez a Libertadores e tem um elenco com atletas experientes, 12 deles com passagens pela seleção boliviana. O principal jogador ainda é o atacante Pablo Escobar, de 36 anos, que já atuou por clubes brasileiros. O volante Chumacero, ex-Sport, também deve ser titular.
http://www.estadao.com.br