O checo Tomas Berdych foi confirmado nesta segunda-feira (22) na disputa do ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas do ano ao fim da temporada. O checo garantiu a sexta vaga da competição, que será sediada em Londres, entre os dias 5 e 12 de novembro, ao faturar o título do Torneio de Estocolmo, no domingo.
Berdych, que disputará a competição pela terceira vez seguida, vai se juntar ao sérvio Novak Djokovic, ao suíço Roger Federer, ao britânico Andy Murray e aos espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, já garantidos por causa da pontuação obtida na temporada. Nadal, no entanto, ainda é dúvida, por lesão. O espanhol poderá voltar ao circuito somente em janeiro, no Aberto da Austrália.
Se Nadal desistir do torneio, sobrarão três vagas a serem preenchidas nas próximas semanas. O argentino Juan Martín Del Potro e o francês Jo-Wilfried Tsonga são os favoritos para ficar com duas vagas. E, no caso de um terceiro lugar disponível, entram na briga o sérvio Janko Tipsarevic, o espanhol Nicolas Almagro, o francês Richard Gasquet e o argentino Juan Monaco.
Berdych obteve sua classificação no ATP Finals ao faturar os títulos de Montpellier e Estocolmo neste ano. Também somou bons pontos com os vices do Masters de Madri e do Torneio de Winston-Salem, além da semifinal do US Open. "Londres é sempre um objetivo em todas as temporadas. Você tem de jogar bem o ano inteiro para se classificar. Será muito especial poder jogar novamente lá", comemorou o checo.
http://www.estadao.com.br