Após três prorrogações, Paulistano mostra força e supera Minas em duelo emocionante

Hoje em Dia
21/02/2013 às 00:42.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:12

Foram 55 minutos de basquete na Arena Vivo nesta quarta-feira (20). Em confronto decidido após três prorrogações, o Paulistano/Unimed conquistou uma importante e emocionante vitória sobre o Icatu/Minas, por 114 a 109, e se manteve na oitava colocação da temporada 2012/2013 do NBB.

Com a vitória, a equipe paulista chegou a 13 resultados positivos em 23 jogos realizados na competição (56,5% de aproveitamento) e ampliou sua vantagem sobre o esquadrão de Belo Horizonte, que ocupa o nono lugar, com 12 vitórias em 24 compromissos (50% de aproveitamento).

Para sair vencedor, o time da cidade de São Paulo contou com excelente atuação do armador Elinho. O jogador estabeleceu um novo recorde em sua carreira no NBB, ao anotar 26 pontos no confronto, sendo oito deles no terceiro e decisivo tempo extra. Além do camisa 5, o Paulistano também contou com bons desempenhos de Pedro e Eddy, autores de 22 e 18 pontos, respectivamente.

Do lado do time mineiro, o principal pontuador foi o ala/pivô Douglas Nunes, com 23 pontos, seguido pelo pivô Mineiro, responsável por outros 20 tentos, e pelos alas Betinho e Beal, que marcaram 19 pontos cada.

O jogo

Com um alto aproveitamento nos arremessos, as duas equipes fizeram um bom primeiro quarto na Arena Vivo. Apesar de o norte-americano Beal ter chamado a responsabilidade pela equipe da casa, foi o time paulista que terminou a parcial inicial em vantagem. Com um bom jogo coletivo, já que sete jogadores pontuaram no período, o esquadrão visitante conseguiu fechar os dez minutos iniciais na frente, pela diferença mínima de um ponto: 25 a 24.

O começo do segundo quarto foi totalmente favorável ao Paulistano. Com destaques para Alex e Renato, o clube da capital paulista chegou a colocar oito pontos de vantagem (40 a 32). Porém, o cenário mudou. Sem conseguir pontuar nos últimos quatro minutos da parcial, a equipe comandada por Gustavo De Conti permitiu que o esquadrão mineiro virasse o jogo antes da chegada do intervalo. Com uma sequência de 9 a 0, os anfitriões levaram o confronto para os vestiários com o placar em 41 a 40 a seu favor.

No início do terceiro período, o clube de Belo Horizonte chegou a colocar boa vantagem no placar. Porém, os paulistas voltaram a demonstrar um bom rendimento, e com boas jogadas ofensivas do armador Elinho, a equipe conseguiu diminuir o prejuízo. Sendo assim, após um empate por 19 a 19 na parcial, o confronto chegou para seu último e decisivo quarto com os comandados de Raul Togni ainda com um ponto na frente: 60 a 59.

Com uma rápida sequência de 6 a 0, os paulistas passaram à frente (65 a 60) logo no início da parcial final. Na sequência, os mineiros "acordaram" e se aproximaram dos rivais no placar. Com pouco menos de quatro minutos para o fim do confronto, o placar apontava igualdade em 67 a 67 e a partida ganhou ares dramáticos para seus últimos minutos.

Depois de as equipes ficarem praticamente dois minutos sem pontuar, o pivô Mineiro anotou dois pontos e colocou a equipe da casa em vantagem (69 a 67). Na sequência, Pedro, do Paulistano, sofreu falta e converteu apenas um dos dois lances livres que tentou. Depois de um aproveitamento impecável na linha dos lances livres, os anfitriões pareciam estar com a vitória nas mãos, mas o Paulistano conseguiu o improvável empate. Foram cinco pontos em 14 segundos, com direito a uma bola de três pontos do ala Alex, no estouro do cronômetro, e o jogo foi para a prorrogação.

Após um começo de tempo extra equilibrado, o Paulistano conseguiu passar à frente no placar. Liderado por seis pontos praticamente consecutivos do armador Elinho, a equipe paulista colocou quatro pontos de vantagem (87 a 83). Porém, desta vez foi o time mineiro que "tirou uma reação da cartola". Com dois lances livres certeiros de Douglas Nunes, com o cronometro zerado, os anfitriões empataram o placar em 89 a 89 e forçaram a segunda prorrogação.

No segundo tempo extra, as equipes mostraram muita entrega e disposição após 45 minutos jogados. Restando 29 segundos, Minas passou um ponto na frente (100 a 99), graças a um arremesso de três pontos do até então zerado Henrique Coelho. Na sequência, Elinho teve a chance de colocar o Paulistano em vantagem, mas acertou apenas um dos dois lances livres que tentou e o confronto se encaminhou para a terceira prorrogação.

Sem se abater com o erro, Elinho voltou com tudo para o terceiro tempo extra. O armador converteu cinco dos seis lances livres que tentou e foi o principal protagonista da boa arrancada do time paulista, que abriu 106 a 100. O jogador ainda anotou mais três pontos e comandou a incrível e emocionante vitória do Paulistano em solo mineiro.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por