(Wagner Carmo/CBAt)
Encerrada a temporada indoor, que teve seu Mundial realizado no fim de semana passado, o atletismo começa a voltar suas atenções para o Campeonato Ibero-Americano, que será realizado no Engenhão, em meados de maio, como evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio. Só nesta semana, três grupos viajaram aos Estados Unidos, onde farão campings de treinamentos.
O primeiro grupo a iniciar o camping foi dos velocistas, que desde a última segunda-feira treinam em Jacksonville, na Flórida. São oito homens e sete mulheres que viajam bancados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Programa Caixa, do patrocinador da modalidade.
Na segunda-feira que vem começam os treinamentos do revezamento 4x400m masculino. Oito meio-fundistas viajam no domingo: Hederson Estefani, Hugo Balduíno, Pedro Luiz Burmann, Jonathan Henrique Silva, Wagner Cardoso, Lucas da Silva Carvalho, Anderson Henriques e Alexander Russo. Tanto eles quanto as meninas do 4x100m ficam nos EUA até 30 de abril. Os homens do 4x100m voltam duas semanas antes.
Já o camping de lançadores terá quatro atletas: Jucilene Sales de Lima (dardo), Fernanda Borges (disco), Ronald Julião (disco) e Julio Cesar de Oliveira (dardo). Elas viajam com recursos do Plano Brasil Medalhas, do governo federal, enquanto eles serão financiados pelo Programa Caixa. O quarteto ficará na cidade de Chula Vista da próxima segunda-feira até 9 de maio.
A temporada internacional do atletismo começa em 5 de maio, sendo que a etapa de Doha (Catar) da Diamond League programada para o dia seguinte. O calendário segue até 26 de junho, encerrando-se com o GP Brasil de Atletismo. Depois, a Diamond League ainda terá duas etapas, em Monaco (15 de julho) e Londres (22 e 23 de julho), mas o foco dos atletas já estará na Olimpíada.
http://www.estadao.com.br