Cinco meses depois de confirmar a sua aposentadoria dos gramados, o ex-meia Michael Ballack anunciou nesta quinta-feira (7), por meio de um comunicado, que fará uma partida oficial de despedida dos gramados no próximo dia 5 de junho, em Leipzig, na Alemanha.
O confronto festivo será realizado na Red Bull Arena e servirá para celebrar a carreira do jogador, que defendeu a seleção alemã em 98 partidas, tendo sido vice-campeão mundial em 2002 e vice-campeão europeu em 2008.
O jogo de despedida contará com a presença de ex-companheiros de seleção alemã e de clubes defendidos pelo ex-meio-campista, entre eles Chelsea, Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e Kaiserslautern. Ballack enfatizou que o duelo servirá para ele se despedir de "maneira honrosa de colegas e fãs".
Já ao justificar a escolha do local do confronto que marcará seu adeus oficial, Ballack afirmou que "Leipzig é um ótimo local" e enfatizou: "Minhas raízes estão na Saxônia, onde aprendi o ABC do meu futebol. Será um jogo muito especial".
Aos 36 anos de idade, Ballack anunciou sua aposentadoria no início de outubro do ano passado, quando já estava sem clube desde o encerramento da temporada 2011/2012 do futebol europeu. Na época, ele não teve o seu contrato renovado pelo Bayer Leverkusen, clube em que trilhou uma outra passagem entre o final de década de 1990 e o início dos anos 2000.
Ballack foi o capitão da seleção alemã por um longo período e marcou 42 gols com a camisa do país. Ele foi um dos destaques da Alemanha na campanha do vice-campeonato na Copa do Mundo de 2002, mas ficou fora da decisão contra o Brasil por estar suspenso. Com isso, apenas assistiu a vitória por 2 a 0 que garantiu o penta ao time comandado por Luiz Felipe Scolari.
Ballack também participou da Copa do Mundo de 2006, quando a Alemanha avançou com uma então renovada seleção até as semifinais. Entretanto, ele acabou não sendo lembrado pelo técnico Joachim Löw para o Mundial de 2010.