Foi depois da eliminação traumática na Copa Libertadores para o River Plate que o presidente Gilvan de Pinho Tavares apostou em Vanderlei Luxemburgo com o objetivo de colocar o bicampeão Cruzeiro novamente nos trilhos. No discurso, o treinador prometeu um time reformulado, capaz de brigar na parte de cima da tabela no Campeonato Brasileiro.
Mas, depois de 15 jogos à frente da equipe na competição, o contestado comandante tem resultados opostos aos anunciados na chegada à Toca da Raposa. O aproveitamento é de apenas 46% dos pontos disputados e deixa o time entre os ameaçados pelo rebaixamento para a Série B.
Para se ter uma ideia, os números são inferiores aos de Joel Santana em 2011, ano em que a Raposa só escapou da degola na última rodada. Naquela oportunidade, “Papai Joel” foi demitido após 15 partidas, com oito vitórias e sete derrotas, um aproveitamento de 53% dos pontos.
Com Luxa, o time obteve até agora seis triunfos, seis derrotas e três empates – o levantamento não inclui o revés por 2 a 1 para o Palmeiras, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Agora, o Cruzeiro tenta aproveitar o início do returno para iniciar uma nova história no Campeonato Brasileiro, pois, se apenas repetir a campanha da primeira metade, corre sério risco de terminar a competição na zona da degola.
Para evitar o drama, a equipe mineira tem um compromisso importante fora de casa, neste domingo (23), contra o Corinthians. Ciente disso, Luxa adotou uma tática já conhecida: desde quinta-feira, o Cruzeiro está em Atibaia, no interior paulista, para quebrar a rotina e intensificar a concentrados para a partida.
Com contrato até o fim de 2016, Luxa sabe que novos tropeços podem comprometer o “projeto” na Toca da Raposa. Por isso, ele cobra que o grupo tenha um espírito diferente no restante da temporada. “Temos que ter atitude de quem está no Cruzeiro. Temos 19 jogos do Brasileiro e uma Copa do Brasil para terminar a temporada. Temos que ter atitude. Já falamos muito de transição e reformulação, agora temos que mostrar atitude e construir”, afirmou.
Diante do Timão, o técnico não sabe se poderá contar com o atacante Leandro Damião. Autor do gol celeste contra o Verdão, o centroavante queixou-se de dor no ombro.
No treinamento dessa sexta-feira (21), os reservas realizaram um treino técnico enquanto os titulares fizeram uma atividade mais leve no gramado.
-Desejo antigo de Luxemburgo, o volante Uillian Correia voltou aos planos do Cruzeiro. O clube procurou o Ceará para negociar o jogador, mas a primeira oferta foi negada. Uma nova investida será feita nos próximos dias