(Mourão Panda/América)
O gol mal anulado do atacante Aylon, do América, no primeiro tempo do clássico contra o Atlético, que venceu o confronto por 1 a 0, na última quinta-feira (22), no Estádio Independência, na partida de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, pode trazer prejuízo até para a briga pela artilharia da competição.
Aylon estava em posição regular e o gol, que significaria a abertura do placar pelo Coelho, foi legal. Se o assistente não tivesse errado, seria a sétima bola na rede do camisa 18 americano, que se isolaria ainda mais na artilharia do Estadual, ficando, sem dúvida, mais próximo de se tornar o oitavo jogador do América a ser goleador do Campeonato Mineiro na Era Mineirão, iniciada em 1965.
Com seis gols, Aylon é perseguido na lista de artilheiros por outros jogadores que disputam as semifinais da competição e podem estar na decisão. Rafinha, do Cruzeiro, e Renato Kayser, do Tupi, já balançaram a rede cinco vezes. Ricardo Oliveira, do Atlético, quatro.
Com o gol anulado, Aylon acabou tendo sua atuação no clássico da última quinta-feira marcada mesmo pelo cartão amarelo recebido logo no início do confronto, por falta em Fábio Santos, e por ter sido o primeiro jogador do América substituído por Enderson Moreira, pois saiu de campo aos 25 minutos da etapa final para a entrada de Marquinhos.
HISTÓRIA
O primeiro artilheiro de Campeonato Mineiro do América, nas últimas 53 edições de Campeonato Mineiro, que correspondem à Era Mineirão, foi Jair Bala, e justamente num ano inesquecível, 1971, quando o Coelho ganhou o seu primeiro Estadual no Gigante da Pampulha.
Em 1976, numa competição que tinha Reinaldo como centroavante do Atlético, e Palhinha, do Cruzeiro, Marcão, do América, foi o artilheiro, com 13 gols.
O artilheiro americano com mais gol na Era Mineirão foi Sílvio, com 20 bolas na rede na edição de 1990. Três anos depois, o centroavante Hamilton repetiu a façanha de Jair Bala e foi campeão do Estadual e artilheiro da competição com a camisa do América.
O último jogador artilheiro do estadual pelo Coelho nas últimas 53 edições do torneio foi Fábio Júnior, com 13 gols em 2011, na única competição totalmente disputada fora de Belo Horizonte, pois neste ano, Mineirão e Independência estavam em reforma para as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014).
Sem dúvida, a briga pela artilharia será uma motivação a mais para Aylon na partida deste domingo (25), às 16h, novamente no Independência, quando América e Atlético decidem uma vaga na decisão do Campeonato Mineiro. Para se classificar, o Coelho precisa vencer, pois a vantagem do empate agora é do Galo.
OS ARTILHEIROS DO MINEIRO PELO AMÉRICA NA ERA MINEIRÃO
ANO
JOGADOR
GOLS
1971
Jair Bala
14
1976
Marcão
13
1981
Wagner
16
1990
Sílvio
20
1993
Hamilton
12
1997
Rinaldo
12
2011
Fábio Júnior
13