O Arsenal sofreu mais do que esperado e ficou no 0 a 0 com o Besiktas, da Turquia, nesta terça-feira (19) em Istambul, na partida de ida da fase preliminar da Liga dos Campeões, mas terá a vantagem de decidir a vaga para a fase de grupos em casa. Já o Napoli fez um péssimo negócio, empatando em 1 a 1 em casa com o Athletic Bilbao.
Os 'Gunners' também enfrentaram um time turco na fase preliminar da última edição, o Fenerbahçe, mas tiveram muito mais facilidade, vencendo por 3 a 0 em Istambul antes de carimbar a vaga com triunfo por 2 a 0 em Londres. Desta vez, a história foi bem diferente. O time turco dominou praticamente toda a partida e quase abriu o placar logo na saída de bola, quando o marfinense Demba Ba (ex-Chelsea) tentou encobrir o goleiro Szczeny, que estava adiantado, e só conseguiu fazer a defesa com a ponta dos dedos, contando ainda com a ajuda do travessão.
Ba ainda teve outra boa chance aos 9 minutos de jogo com um belo voleio, mas Szczeny salvou o Arsenal novamente. O chileno Alexis Sánchez, recém-contratado por cerca de 40 milhões de euros junto ao Barcelona, chegou ameaçar o gol turco, mas o Arsenal voltou a passar sufoco nos minutos finais do segundo tempo. Kavlak quase marcou de fora da área aos 41 e Ba, sempre ele, teve outra boa chance aos 44, quando que tirou proveito de uma falha de Chambers e chutou rente à trave.
O Arsenal continuou sob pressão no segundo tempo, e ficou numa situação ainda mais delicada quando Ramsey foi expulso aos 36. O galês não poderá defender os 'Gunners1 na partida de volta. Mesmo com um a menos, o time londrino acordou no final da partida e teve uma chance de ouro de garantir a vitória aos 43, quando Oxlade-Chamberlain acertou na trave.
"Sempre queremos ganhar e poderia ter acontecido, mas o empate pode ser considerado um bom resultado pelo que aconteceu na partida. O Besiktas tem uma grande equipe e sabíamos que o jogo seria muito disputado", comentou o técnico do Arsenal, Arsène Wenger, depois da partida.
Higuáin salva Napoli com golaço
Em Nápoles, o jovem Iker Muniain, de 21 anos, abriu o placar para os bascos aos 41 minutos de jogo, na conclusão de uma grande jogada de De Marcos, que deixou três marcadores para trás anres de cruzar a bola.
Muniain recebeu livre na marca do pênalti e chutou sem chances para o goleiro brasileiro Rafael Cabral, que foi convocado nesta terça-feira para os amistosos da seleção brasileira contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro.
O gol de empate do Napoli foi marcado aos 23 da etapa final, em grande jogada individual do argentino Gonzalo Higuaín, que recebeu ótimo passe de Hamsik e se livrou da marcação de dois jogadores antes de deixar tudo igual com um belo chute cruzado.
Com o resultado, o Athletic, que foi vice-campeão da Liga Europa em 2012, poderá garantir a classificação com um empate sem gols na semana que vem, na 'Catedral' de Sam Mames.
O time que ficou mais perto da fase de grupos foi o Bayer Leverkusen, que chegou a perder por 2 a 1 no campo do modesto Copenhaghe, da Dinamarca, mas acabou obtendo uma importante vitória fora de casa por 3 a 2.
Campeão europeu em 1986, o Steaua Bucareste venceu em casa o Ludogorets, da Bulgária, por 1 a 0, com um gol marcado a dois minutos do fim por Chipciu. O Red Bull Salsburgo, da Áustria, superou por 2 a 1 o Malmoe, da Suécia, que poderá garantir a vaga na fase de grupos com vitória simples por 1 a 0 na partida de volta, que disputará na frente da sua torcida.
Resultados da última fase preliminar da Liga dos Campeões:
Terça-feira:
Salzburgo (AUT) - Malmö (SUE) 2-1
Steaua Bucareste (ROM) - Ludogorets (BUL) 1-0
Besiktas (TUR) - Arsenal (ING) 0-0
FC Copenhague (DIN) - Bayer Leverkusen (ALE) 2-3
Napoli (ITA) - Athletic Bilbao (ESP) 1-1
Quarta-feira:
Standard Liège (BEL) - Zenit São-Petersburgo (RUS)
Lille (FRA) - Porto (POR)
Maribor (SLO) - Celtic Glasgow (SCO)
Aalborg (DIN) - Apoel FC (CHP)
Slovan Bratislava (SVQ) - BATE Borisov (BLR)