(Bruno Cantini – 21/01/2015)
A passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético ajudou a levar o nome do clube para os quatro cantos do mundo. E a expansão da marca não parou após a saída do craque. Entre 9 e 21 de janeiro de 2016, a pré-temporada do Galo terá como paisagens as praias de Miami. A equipe estará nos Estados Unidos para a disputa da segunda edição da Florida Cup.
Além do Atlético, o Brasil ainda será representado por Corinthians, Fluminense e Internacional. Os paulistas e cariocas já haviam sido convidados na edição deste ano, vencida pelo Colônia (Alemanha). O futebol europeu também terá três agremiações no torneio, entre eles o Shakhtar Donetsk (Ucrânia), do jovem atacante Bernard, revelado pelo Galo.
Acompanhando os ucranianos estarão dois representantes da Alemanha: o Schalke 04 e o Bayer Leverkusen. E ainda resta mais um convidado a ser definido, uma vez que a intenção dos organizadores é aumentar para oito a quantidade de equipes participantes no torneio.
A participação na Florida Cup cai como uma luva na gestão do presidente Daniel Nepomuceno, que recentemente reabriu o departamento comercial do Atlético, com a contratação de João Gomide, ex-secretário de Marketing da Secopa-MG.
“A disputa desse torneio trará novos ativos para o Atlético, como clube e como marca. A Florida Cup representa um novo mercado para o futebol, especialmente em um mês em que todos estão ávidos para ver a bola a rolar. E ainda poderemos nos preparar bem para o ano. Estamos orgulhosos por estar presente nesse evento”, afirmou o mandatário alvinegro.
A Florida Cup é um evento realizado pela Disney, em parceria com a empresa 2SV Sports and Education, especializada na admissão de estudantes que buscam bolsas esportivas para estudar nas faculdades norte-americanas. Os jogos serão realizados no complexo esportivo da ESPN, emissora de televisão pertencente à Disney.
A competição será disputada no sistema de pontos corridos, com as equipes divididas em dois grupos de quatro times. Ao final, os treinadores elegem o MVP (jogador mais valioso, na sigla em inglês) do torneio.
Neste ano, o troféu ficou na estante do atacante Paolo Guerrero, atualmente no Flamengo, que defendeu o Corinthians.
Velhos conhecidos
O Atlético já enfrentou o Shakhtar Donetsk, no começo deste ano, no Independência, durante uma excursão da equipe do leste europeu pelo Brasil. O alvinegro derrotou o time ucraniano por 4 a 2.
O Galo também já mediu forças com o Schalke 04, mas isso ocorreu há 65 anos. Em 1950, quando foi o “campeão do gelo”, o time mineiro derrotou os alemães por 3 a 1.