Atlético e Cruzeiro fora do stress das brigas do Brasileiro

Gazeta Press
19/11/2013 às 10:15.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:14
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

A tarde do dia 8 de dezembro será dividida entre a euforia e lágrimas dos torcedores dos quatro cantos do país. As três rodadas que restam para o encerramento do Campeonato Brasileiro prometem emoções de sobra dentro e fora dos gramados. É a hora da verdade na gangorra que se transformou a classificação da competição.

Enquanto torcedores de vários clubes vivem momentos dramáticos, atleticanos, de olho do Mundial de Clubes, e cruzeirenses, campeões por antecipação, assistem de camarote à luta contra a queda para a Série B ou por uma vaga na Libertadores.

Os rivais paranaenses simbolizam bem a gangorra, pois seguiram trajetórias antagônicas na competição. O Atlético-PR chegou a ser lanterna, mas hoje está na briga pelo G-4.

Enquanto isso, o Coritiba, capitaneado pelo camisa 10 Alex, despontou como um dos candidatos ao título. Agora, amarga a zona de rebaixamento.

A corrida pelas três vagas que restam para a Libertadores do ano que vem ainda está em aberto. Grêmio, com 60 pontos, Goiás, com 59, e Atlético-PR, com 58, estão no G-4, seguidos por Botafogo e Vitória, com 57 e 54, respectivamente.

Caso São Paulo ou Ponte Preta levante o caneco da Copa Sul-Americana, o Brasil perde uma vaga. Assim, o G-4 do Campeonato Brasileiro vira G-3.

 

Com título da Libertadores, Atlético assegurou vaga

Mas nesse cenário, se o Atlético-PR vencer a Copa do Brasil, que começa a decidir amanhã, com o Flamengo, e estiver entre os três primeiros colocados do Brasileirão, a Série A volta a ter G-4.

Rebaixamento

Na outra ponta da tabela, Náutico, matematicamente, e Ponte Preta, praticamente, já “carimbaram” o passaporte para a Série B. Vasco, Coritiba, Bahia, Fluminense, Criciúma, Portuguesa e até Flamengo e Internacional fazem o que podem para não cair.

Uma curiosidade é que o Brasil pode ter dois campeões, o Flamengo, da Copa do Brasil, e a Ponte Preta, da Sul-Americana, rebaixados para a Série B, mas disputando a Libertadores no ano que vem.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por