Uma das situações que ficou pendente da reunião técnica antes do primeiro clássico desta final de Campeonato Mineiro veio a tona nesta quinta-feira (27). O Atlético solicitou à FMF que abra a possibilidade de um árbitro fora do quadro da Federação de poder apitar o primeiro jogo contra o Cruzeiro.
Com este pedido especial, a FMF teve de adiar o sorteio do trio de arbitragem para às 17h30, quando o ato estava marcado, previamente, para às 14h desta quinta. No sorteio, haverá a possibilidade de ser escalado ainda um árbitro mineiro, sendo que Igor Junio Benevenuto, dono do apito do último confronto entre rivais, estará presente. O pedido de um juiz "forasteiro" partiu exclusivamente do Atlético.
Vale lembrar que, na última vez que Atlético e Cruzeiro duelaram em fase eliminatória do Estadual, na semifinal de 2015, os dois jogos foram comandados por árbitros fora da FMF. Heber Roberto Lopes (PE) e Raphael Claus (SP) foram os responsáveis pelo apito.
Na última quarta-feira, no Independência, o Hoje em Dia consultou representantes do Atlético sobre a possibilidade de haver árbitros de fora na decisão Estadual. Naquele momento, minutos antes do duelo contra o Libertad, o clube preferiu não se manifestar a respeito.