Atlético tem desafio de brigar em duas frentes por títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
23/08/2016 às 22:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:31
 (Bruno Cantini/Divulgação)

(Bruno Cantini/Divulgação)

Brigar em duas frentes, sem dividir as forças. O Atlético começa a caminhada na Copa do Brasil nesta quarta-feira (24), enquanto briga nas cabeças no Campeonato Brasileiro. Conciliar as duas competições em um calendário apertado e diante de dificuldades para manter o elenco à disposição é a missão do Galo, a começar pelo duelo contra a Ponte Preta, às 21h45, pelas oitavas de final, no Mineirão.

Para este duelo, contusões impedirão as escalações de Erazo, Cazares e Luan. Mais para a frente, as convocações para seleções tirarão Lucas Pratto, Rafael Carioca e Otero do leque de opções. E ainda há outros postulantes a servirem as equipes nacionais, como os dois equatorianos contundidos e o lateral Douglas Santos.

O time mineiro ainda não conseguiu disputar os dois troféus mais importantes do Brasil de forma simultânea. Quando venceu o mata-mata, em 2014, fez uma campanha boa, mas “sem compromisso” nos pontos corridos, terminando com a quinta colocação. Já no ano passado, terminou como vice-campeão da Série A, depois de ter sido eliminado pelo Figueirense logo nas oitavas de final do torneio.

O técnico Marcelo Oliveira, inclusive, sabe muito bem o que é sacrificar uma competição em detrimento da outra. Atual campeão e especialista na Copa do Brasil, com quatro finais em cinco edições, o treinador levou o Cruzeiro ao tetracampeonato brasileiro em 2014, mas não suportou a final no clássico contra o próprio Atlético.

Para manter a pegada, Oliveira pode promover rodízios, como na lateral esquerda, entre Fábio Santos e Douglas Santos. O primeiro deve ser titular hoje, enquanto o medalhista de ouro com a seleção olímpica, recém reintegrado ao elenco, estará escalado no fim de semana.

Desfalques

O Atlético irá para o 50º jogo da temporada com a marca de nunca ter entrado em campo com 100% do elenco à disposição, seja por lesões, convocações, suspensões ou até mesmo dificuldades na inscrição de jogadores. Em média, Marcelo Oliveira e o antecessor Diego Aguirre trabalharam com 5,5 atletas indisponíveis a cada partida.

Em três momentos da temporada, a equipe alvinegra teve de “se virar” para montar um time tendo até 11 jogadores sem condições de entrar em campo. Hoje, diante da Macaca, o atacante Fred também ficará de fora, por já ter atuado na Copa do Brasil, pelo Fluminense.

Rodada

As oitavas de final do torneio terão mais três confrontos hoje. Em Coritiba, o Grêmio visita o Atlético-PR com força máxima, devido aos retornos dos campeões olímpicos Walace e Luan. O Tricolor gaúcho é o próximo adversário do Galo no Brasileirão.

Outro postulante ao título da Série A, o Santos entra em campo contra o Vasco, líder da Série B, na Vila Belmiro, também às 19h30. A rodada será fechada com o duelo entre São Paulo e Juventude, no Morumbi, às 21h45. Os outros quatro jogos de ida serão disputados na próxima semana.

Relembre o último duelo entre Atlético e Ponte Preta, pelo Brasileirão:

FICHA DO JOGO

ATLÉTICO - Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Ronaldo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Maicosuel, Otero e Robinho; Lucas Pratto. Técnico: Marcelo Oliveira

PONTE PRETA - Aranha; Nino Paraíba, Douglas Grolli, Fábio Ferreira e Reinaldo; João Vitor, Abuda (Galhardo) e Maycon; Clayson, Wellington Paulista (Rhayner) e Roger. Técnico: Eduardo Baptista

HORÁRIO E LOCAL - 21h45, no Mineirão

ARBITRAGEM - Anderson Daronco (RS), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA), e Dibert Pedrosa MoiseS (RJ)

TRANSMISSÃO: Globo e SporTV 3

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por