(Luiz Costa)
Como preliminar do clássico de domingo (13), contra o Cruzeiro, o confronto desta quarta-feira (9) do Atlético contra o Avaí, no Estádio Independência, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, acabou saindo melhor que encomenda.
Sem muita dificuldade, pois fez valer sua superioridade técnica, o Galo venceu por 2 a 0, gols de Luan e Leonardo Silva, ainda no primeiro tempo. Agora o Galo está a três pontos do líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians (com 51 pontos) e também três a frente do terceiro colocado, o Grêmio, que tem 45 pontos. O São Paulo se manteve no G4 com 38 pontos - dez atrás do Atlético.
Retorno
O time alvinegro voltou a vencer no Horto, onde tinha perdido na semana passada, por 1 a 0, para o Atlético-PR, numa partida em que foi muito prejudicado pela arbitragem. Logo aos 11 minutos, a estratégia de só se defender do Avaí sofreu um duro golpe. Giovanni Augusto deu um passe preciso para Luan, que, de letra, venceu o goleiro Vagner e abriu o placar com um golaço.
Apesar da desvantagem, o time catarinense seguia dominado pelo Atlético, que aos 29 minutos praticamente definiu o jogo. Dátolo cobrou escanteio pela esquerda. Leonardo Silva, no meio da área, não precisou nem saltar para cabecear a bola no canto esquerdo de Vagner, decretando o 2 a 0.
Além da tranquilidade que deu ao time, com o gol marcado nesta quarta-feira (9), o 23º pelo clube, Leonardo Silva se tornou o zagueiro com mais gols na história atleticana. Ele dividia a condição com o ex-companheiro Réver, que foi superado.
“A gente trabalha sempre para fazer o melhor. Fui buscando a cada jogo, a cada rodada. Agora é tentar aumentar a marca, mas o que buscamos são títulos. Importante a vitória para a gente tentar se aproximar mais do líder”, afirmou Leonardo Silva no intervalo da partida, logo após alcançar a marca.
A segunda etapa teve um ritmo muito mais lento. O Atlético apenas administrava a vantagem construída no primeiro tempo, claramente já pensando no clássico de domingo (13). O Avaí, que integra a zona de rebaixamento, até que tentava jogar. Chegou a criar algumas boas jogadas ofensivas, mas nada que ameaçasse a tranquila vitória atleticana.
No final, enquanto a Massa já provocada os cruzeirenses, Thiago Ribeiro cometeu uma falta no meio do campo e recebeu o terceiro cartão amarelo, deixando Levir Culpi com uma opção ofensiva a menos para o confronto contra o Cruzeiro.
ATLÉTICO - 2
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Patric (Dodô); Rafael Carioca e Leandro Donizete; Luan, Giovanni Augusto (Thiago Ribeiro) e Dátolo (Pedro Botelho); Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi
AVAÍ - 0
Vagner; Jubal, Jéci (Rômulo) e Antônio Carlos; Nino Paraíba, Adriano, Tinga, Pablo, Juninho (Everton Silva) e Romário; Léo Gamalho (André Lima).
Técnico: Gilson Kleina
GOLS: Luan, aos 11, e Leonardo Silva, aos 29 minutos do primeiro tempo;
DATA: 9 de setembro de 2015
MOTIVO: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
LOCAL: Independência
CIDADE: Belo Horizonte
ARBITRAGEM: Luís Teixeira Rocha, auxiliado por Rafael da Silva Alves e José Javel Silveira, todos do Rio Grande do Sul
CARTÕES AMARELOS: Leonardo Silva, Thiago Ribeiro e Dodô (Atlético); Jéci, Everton Silva e André Lima (Avaí)
PÚBLICO: 10.388 pagantes
RENDA: R$ 359.570,00