76 pontos é a marca para conquista do título brasileiro

Felipe Torres - Do Hoje em Dia
25/09/2012 às 08:38.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:33
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Há dez dias, o meia Bernard revelou que Cuca refazia as suas contas. O técnico do Atlético acreditava que o campeão brasileiro levantaria a taça ao somar 80 pontos. Hoje, as previsões se revelam bem abaixo desta expectativa.

Os matemáticos apontam que 76 pontos é a marca de segurança para um time dar a volta olímpica em 2 de dezembro. Isso significa que o vencedor deve cravar a média de dois pontos por jogo.

Mesmo após o empate sem gols diante do Grêmio, no último domingo, o Galo ainda está no caminho certo. Apesar de ter visto o Fluminense abrir distância na liderança, os mineiros possuem 52 pontos em 25 confrontos, ou seja, média de 2,08 pontos por partida.

Duplo Prejuízo

Por isso, uma derrota para o Flamengo, nesta quarta, às 22 hrs, no Engenhão, em partida adiada da 14ª rodada, resultará num duplo prejuízo aos atleticanos. Além da dianteira do tricolor carioca se manter nos quatro pontos, Ronaldinho Gaúcho e companhia perderão a gordura que acumularam durante o primeiro turno.

A média alvinegra chegaria ao limite dos dois pontos por jogo, número estipulado pela matemática para o título. Assim, a pressão aumenta no Galo.

O clube amarga apenas a 12ª campanha no returno, com nove pontos e aproveitamento de quase 43%.

Para se ter uma ideia, os primeiros da lista são Bahia e Fluminense, que marcaram 14 pontos (66,67%). Este é o desempenho que o campeão nacional deve garantir, fechadas as 38 rodadas desta temporada.

De 2003 a 2005, quando a quantidade de participantes variou nas edições do Brasileiro, o ganhador do título não superou os 63,8% de aproveitamento. A partir de 2006, com 20 clubes fixos na disputa, ele ficou entre 55,3% e 64%.

A irregularidade em campo fez despencar as chances do Galo de comemorar o bi, após 41 anos de espera. Depois do seu 17º compromisso, o alvinegro esbanjava, em agosto, 52,5% de possibilidade terminar a competição na ponta, segundo o site Probabilidades no Futebol, da UFMG.

Na época, o Fluminense se contentava com apenas 19,5%. Hoje, os percentuais se inverteram. Os cariocas têm 56,8% e os mineiros 27,7%.

Bernard fora

Para o decisivo duelo contra o Flamengo, no Engenhão, o técnico Cuca perdeu o meia Bernard, suspenso. O lateral Júnior César também não enfrentará o rubro-negro, por força contratual.

Em compensação, Marcos Rocha reassume a ala direita, depois de ficar de fora contra o Grêmio pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Jô segue se recuperando de uma lesão muscular e pode entrar nos planos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por